Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA EMPRESA DE BIOMETANO É INAUGURADA EM MINAS

Inauguração da Zeg Biogás em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, reforça liderança de Minas Gerais na busca pela transição energética

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência vinculada Invest Minas, celebra mais um marco na agenda de sustentabilidade e inovação industrial: a inauguração da primeira produtora de biometano de Minas Gerais, a Zeg Biogás, fruto da parceria formada entre a empresa e a Bioenergética Aroeira, em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro.

O empreendimento, que contou com investimento de R$ 78,6 milhões, foi inaugurado nesta sexta-feira (17/10), com a presença de representantes do Governo de Minas, das prefeituras municipais de Tupaciguara e Uberlândia, diretores das empresas envolvidas na operação, lideranças do setor energético, do Governo Federal e da Siamig Bioenergia, associação que representa as agroindústrias mineiras de açúcar, etanol e bioeletricidade.

A Zeg Biogás já está em operação e até o final do ano terá 70 colaboradores, entre diretos e indiretos. A planta é pioneira no aproveitamento da vinhaça, um subproduto da cana-de-açúcar, para produção de biometano, combustível renovável com alto potencial de descarbonização.

A iniciativa simboliza a união entre inovação, sustentabilidade e eficiência produtiva, transformando resíduos industriais em energia limpa. A unidade mineira será referência nacional, com operação em escala industrial e contribuição direta para a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa.

“A inauguração da empresa reforça nosso compromisso com uma transição energética sólida e sustentável. Somos pioneiros na adesão ao Race to Zero e já temos 32,4% da matriz composta por fontes renováveis, acima da média nacional. Graças aos incentivos à economia de baixo carbono, a biomassa é a terceira fonte mais relevante da nossa matriz e com isso conseguimos atrair investimentos como esse”, destaca o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amaral.

O entusiasmo foi compartilhado pelo prefeito da cidade, Francisco Neto. “É com muito entusiasmo que Tupaciguara recebe este importante empreendimento, fruto de um movimento promissor de desenvolvimento econômico e sustentável. Esta é uma grande parceria entre o poder público e a iniciativa privada que visa colocar o Triângulo Mineiro em uma posição de protagonismo na transição energética”, celebrou.

Biorrota BR-050
Durante o evento também foi lançada a Biorrota BR-050, que ligará usinas e consumidores de energia limpa no Triângulo Mineiro, no intuito de fortalecer o setor bioenergético e promover novas oportunidades de negócios no interior do estado.

Para o Governo de Minas, o projeto é um exemplo prático da política estadual de incentivo à economia verde, alinhada ao programa Rota da Descarbonização, coordenado pela Invest Minas. A iniciativa tem como meta apoiar empresas na adoção de tecnologias limpas e na redução ou eliminação das emissões de carbono em toda a cadeia produtiva.

“O Governo de Minas trabalha para que investimentos sustentáveis como este encontrem no estado um ambiente favorável para crescer. O biometano é parte essencial da nova matriz energética mineira, que alia inovação, geração de empregos e responsabilidade ambiental”, destacou o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade.

Com mais este investimento, Minas Gerais reafirma seu papel de liderança nacional na transição para uma economia de baixo carbono, ao atrair empresas comprometidas com um futuro mais limpo, competitivo e sustentável.

A Siamig Bioenergia, representante do setor bioenergético de Minas Gerais, apoia sua associada, Bioenergética Aroeira, na inauguração da primeira planta produtora de biometano do estado. A iniciativa representa um grande avanço para Minas Gerais e para o setor, evidenciando o potencial dos produtos da cana como protagonistas na transição energética. Guiada pela força do setor bioenergético, a planta reforça o protagonismo do estado nesse processo, ao contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e inspirar a produção de biogás e biometano em todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...