Pular para o conteúdo principal

CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CARGOS EFETIVOS E AUMENTO DE VAGAS NO QUADRO DA PREFEITURA DE POUSO ALEGRE


A Câmara Pouso Alegre aprovou em única votação, na sessão ordinária desta terça-feira, 4 de novembro, o Projeto de Lei nº 1.619/2025, de autoria do Poder Executivo. A proposta, que segue para sanção do Prefeito e entra em vigor em 2026, cria novos cargos efetivos na administração direta e amplia o número de vagas em diversas funções.

Entre as áreas beneficiadas estão saúde, educação e assistência social. Foram criadas 250 vagas para Agente Administrativo, 50 para Inspetor de Alunos, além de novos postos para enfermeiros, médicos, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fiscais do Procon. O objetivo, segundo a justificativa do Executivo, é recompor a estrutura funcional da Prefeitura e reduzir a dependência de contratos terceirizados.

O texto ainda autoriza contratações por tempo determinado, com duração máxima de um ano, prorrogável por igual período, até que os cargos efetivos sejam preenchidos por concurso.

A proposta prevê também a equiparação salarial entre os cargos de Assistente Social, Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta com o vencimento-base do cargo de Psicólogo. A medida valerá para servidores da ativa e para aposentados com paridade, respeitando a proporcionalidade da carga horária.

O projeto também tinha uma emenda de autoria do Presidente da Câmara, vereador Dr. Edson, que foi rejeitada. A proposta era tornar obrigatório, e não facultativo, o preenchimento das vagas criadas pelo projeto por candidatos aprovados no concurso público vigente, respeitando a ordem de classificação. A medida buscava garantir o cumprimento dos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa, reforçando a transparência, a segurança jurídica e o respeito às regras estabelecidas em edital.

Resultado da votação:

Favoráveis: Davi Andrade; Dionísio; Elizelto Guido; Ely da Autopeças; Fred Coutinho; Hélio Carlos de Oliveira; Israel Russo; Leandro Morais; Lívia Macedo; Miguel Tomatinho do Hospital; Odair Quincote; Oliveira; Rogerinho da Policlínica.

Contrários: Nenhum.

Como não houve empate, o Presidente da Câmara não vota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...