A cooperativa levou para a SIC toda a sua linha de cafés industrializados e apresentou, durante o evento, algumas de suas iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao incentivo do protagonismo feminino
Em sua participação, Jacques Miari apresentou os resultados positivos dos projetos Gestão em Foco, voltado para a capacitação de colaboradores com perfil de liderança, e Formação Cooperativista, destinado a fomentar entre os cooperados o debate de temas importantes na gestão das propriedades, como agronegócio, sustentabilidade e mercado de café. “Ambos os projetos atendem ao viés Social do ESG e demostram o compromisso da cooperativa em estar sempre alinhada a preceitos modernos e transparentes nos seus processos de gestão, e de estar sempre do lado dos seus cooperados”, declarou Miari.
As cooperadas do projeto Caféina Cocatrel também marcaram presença na SIC, mostrando a força e o protagonismo das mulheres no campo. “O Cafeína nasceu para inspirar, capacitar e conectar as mulheres cafeicultoras. É mais que um grupo, é uma rede de mulheres que aprendem e crescem juntas, cultivando café e colhendo oportunidades”, declarou Iandra Vilela, especialista em Processos de Pós-colheita e coordenadora do Cafeína Cocatrel. A importância do projeto é reconhecida pelas cooperadas. “Estar inserida no agronegócio, sendo mulher e representando a terceira geração de cafeicultores, é uma imensa oportunidade. É inegável que a Cocatrel tem sido uma ferramenta essencial nessa jornada de aperfeiçoamento”, destaca a produtora Sarah Vilela Miranda.
A Cocatrel esteve presente na SIC com um estande, onde os participantes da feira puderam conhecer e adquirir toda a sua linha de cafés industrializados: Mokinha (tradicional), o Superior (superior) e os Reserva Preparo Natural e Cereja Descascado, ambos da categoria gourmet. Na categoria de cafés especiais, estavam expostos e a venda, os cinco cafés de origens da linha Montrês, sendo eles Três Pontas, Coqueiral, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno e Ilicínea; os cafés produzidos pelas mulheres do grupo Cafeína Cocatrel; e a linha do Prêmio Melhores Cafés dos Produtores.
Além dos painéis e workshops, a programação da SIC incluiu campeonatos que movimentaram a Expominas, como o Campeonato Brasileiro de Blends de Café, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Golden Cup Brasil, que premia os cafés certificados como fairtrade, valorizando práticas éticas e ambientais, e o Campeonato Brasileiro de Barista, promovido pela BSCA, mostrando que a Semana Internacional do Café é um espaço para negócios, aprendizados e experiências sensoriais. A participação da Cocatrel no evento reforça o compromisso da cooperativa com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento do café brasileiro, consolidando o cooperativismo como força essencial para o futuro do setor.






Comentários