Pular para o conteúdo principal

EM OUTUBRO INFLAÇÃO RECUOU NA CIDADE DE VARGINHA


Após a forte elevação ocorrida no mês anterior, o Índice Municipal de Preços ao Consumidor de Varginha (IMPC) apresentou deflação de -0,39% em outubro comparado com setembro. Em doze meses, a inflação acumulada atingiu 6,87% e considerando somente este ano de 2025 o nível geral de preços subiu 4,71% na cidade.

O IMPC é um indicador geral de inflação medido pelo Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Carmo de Minas) através do Grupo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (GESEc) em parceria com o Departamento de Pesquisa do Unis e GEESUL. Para a construção desse índice são coletados cerca de 500 preços de 44 itens distribuídos em 5 grandes grupos de gastos, sendo eles: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação.

Apenas o grupo comunicação demonstrou alta (1,25%), com os planos básicos de internet subindo em média 1,89% e os planos de telefonia móvel elevando 0,04%.

O grupo habitação teve recuo de -0,22%, com destaque para as elevações dos itens de higiene pessoal (5,68%) e gás de cozinha (2,21%). Por outro lado, os produtos de limpeza em geral da residência tiveram queda de -2,93% e a energia elétrica -1,40%, neste caso devido à mudança da bandeira vermelha de patamar 2 para 1.

Transporte caiu em média -0,27%, provocado pelo recuo no diesel (-1,03%), apesar da alta no etanol (0,18%).

O grupo alimentação teve queda de -0,9%. As maiores elevações ocorreram com batata (25,01%), cebola (13,93%) e óleo de soja (5,60%) devido, respectivamente, a fatores como início da entressafra, questões de clima e forte demanda externa. Já os maiores recuos aconteceram com banana (-11,17%), farinha de trigo (-10,87%) e leite integral (-10,41%) em razão da maior oferta e boas expectativas de safra.

O grupo educação se manteve estável.

A nível Brasil a inflação também apresentou forte recuo, com o IPCA apresentando leve alta de 0,09%, sendo a menor taxa para este mês desde 1998. As principais convergências nos resultados local e nacional foram nos grupos alimentação em domicílio e habitação.

A difusão inflacionária, que indica a quantidade de produtos pesquisados que tiveram alta nos preços médios, foi de 36,4% em Varginha no mês de outubro, abaixo do resultado do mês anterior quando atingiu 50%. A amplitude das variações, diferença entre o produto com maior alta e aquele com maior queda, foi de 36,18 pontos percentuais, bem abaixo em comparação com setembro quando foi de 53,05 p.p.

A previsão realizada no relatório anterior se confirmou em partes. Houve o recuo na inflação como prevíamos, mas em nossas perspectivas o índice em Varginha ficaria no campo positivo, fato que não ocorreu. Especialmente no caso da alimentação, os valores vieram bem abaixo do previsto e o período de entressafra ainda não impactou de forma mais efetiva.

Para o próximo mês espera-se que a inflação volte para o campo positivo em Varginha devido à entressafra de alguns produtos alimentícios, a continuidade de bandeira vermelha na tarifa de energia elétrica e o aumento de alguns itens do grupo habitação.

Confira a pesquisa completa aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...