Pular para o conteúdo principal

MILITARES DA EPCAR SÃO AGRACIADOS COM A MEDALHA SANTOS DUMONT

cA honraria foi concedida a 130 personalidades, escolhidas por sua contribuição para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país

Quatro militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) receberam a Medalha Santos Dumont do Governo do Estado de Minas Gerais, na útima quinta-feira (20/11), em cerimônia no centro de eventos Vila Foncá, na cidade que leva o nome do Pai da Aviação. Ao todo, 130 Comendas, sendo um Grande Colar, 32 de ouro, 33 de prata e 65 de bronze, foram concedidas a personalidades e instituições com atuação de destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.


O comandante do Corpo de Alunos, tenente-coronel Aviador Marcelo José da Paz Júnior, foi agraciado com a Medalha no grau ouro, e o comandante do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ), tenente-coronel médico André Luiz Villalba, com o grau prata. O comandante do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ), major de Infantaria Antonio Claudino Silva Júnior, e o graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena, suboficial Especialista em Eletrônica Marco Aurélio Silva Fonseca, foram agraciados com Medalhas no grau bronze e estiveram presentes na cerimônia.

Para o comandante do GSD-BQ, que nasceu em Ipatinga, no Vale do Aço e cresceu ouvindo as histórias de Santos Dumont, a Comenda reflete o dever dos brasileiros de honrar o legado do Pai da Aviação. "Por ser mineiro, eu conhecia muito bem a importância de Santos Dumont, mas foi quando eu ingressei na EPCAR, em 2004, que eu pude compreender de verdade a grandiosidade das invenções dele para a história da humanidade. A criatividade e a dedicação do Pai da Aviação são inspiração, tanto para os militares da FAB quanto para toda a população brasileira, em qualquer uma das áreas de atuação, porque todas elas são imprescindíveis para a nossa vida cotidiana, tal como para a soberania do País. Estou muitíssimo feliz”, disse.

O suboficial Marco Aurélio também destacou a satisfação de ser agraciado com a Medalha que leva o nome do Pai da Aviação. "Essa Comenda reforça, para mim, o verdadeiro sentido do serviço militar: servir com excelência, honrar os valores que nos sustentam e contribuir para algo maior do que nós mesmos. A distinção marca de forma profunda a minha trajetória e simboliza o reconhecimento por anos de dedicação à missão da EPCAR e à FAB", explicou.

Outros nove militares da FAB foram agraciados, incluindo: o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva (grau ouro); o comandante do Corpo de Alunos do CIAAR, coronel Aviador Ailton David Cabral Júnior (grau prata); a chefe do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa, coronel Intendente Luciana do Amaral Corrêa (grau ouro); e a comandante do Grupo de Saúde de Lagoa Santa, tenente-coronel médica Sandra Simon Calado (grau prata).

A solenidade marcou os 152 anos de nascimento de Santos Dumont e contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de diversas autoridades civis e militares. Ao som da Banda de Música da EPCAR, o público entoou o Hino Nacional Brasileiro e prestigiou os homenageados.

Medalha Santos Dumont
Criada em 1956 pela Lei 1.493, a Medalha Santos Dumont de Minas Gerais foi regulamentada pelo Decreto 5.136, do mesmo ano. É uma Comenda para celebrar o voo histórico do Pai da Aviação com o 14-Bis, o primeiro de uma aeronave mais pesada que o ar.

A honraria é regida por um Conselho Permanente de 22 membros, presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Cada integrante pode- indicar até quatro nomes por ano.

No ano passado, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, foi agraciado com a Medalha no grau ouro. A homenagem a mais militares da Nascente do Poder Aéreo representa o reconhecimento à missão da Escola Preparatória, mas também ao desempenho dos agraciados no cumprimento do serviço à Pátria.

*Com informações da Seção de Comunicação Social, por Tenente Amanda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...