Pular para o conteúdo principal

PLEITO ANTIGO DA FIEMG, GASODUTO CENTRO-OESTE É INAUGURADO EM DIVINÓPOLIS


Avanço significativo na indústria energética em Minas Gerais, o Gasoduto responsável por levar gás natural de Betim a Divinópolis, foi inaugurado na manhã de hoje (17), em Ermida, distrito de Divinópolis, com a presença de funcionários da GASMIG, empresários, lideranças e autoridades, entre eles presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, o presidente da GASMIG, Carlos Colón, o vice-presidente da CEMIG, Marney Antunes, a secretária de estado de desenvolvimento, Mila Corrêa e o governador de Minas, Romeu Zema.

A Estação de Gás Ermida é o ponto final da linha tronco que passa por Divinópolis, Itaúna, Mateus Leme, Juatuba, Sarzedo, São Joaquim de Bicas e Igarapé. Juntos, os municípios representam 10% do PIB industrial de Minas Gerais e a expectativa é que distribua mais de 190 mil metros cúbicos de gás natural por dia.

Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, essa inauguração é a concretização de anos de articulação da Federação junto à GASMIG e ao Governo do Estado, através de um diálogo aberto que buscava o aumento da competitividade para o setor produtivo. “Os benefícios do gás natural incluem eficiência energética, redução de emissões, economia e consequentemente aumento da competitividade para a indústria, por isso, hoje celebramos junto dos nossos pares essa grande conquista pela qual lutamos ao longo dos anos. O Gasoduto passando por Divinópolis será um propulsor do desenvolvimento”, enfatizou.


A GASMIG é a distribuidora exclusiva de gás canalizado em Minas Gerais e atende atualmente mais 112 mil clientes em mais de 50 municípios mineiros O presidente da GASMIG, Carlos Colón, falou da relevância do Centro-Oeste para a economia de Minas destacou a chegada à região como um passo importante para a interiorização e universalização do gás no estado. “Essa região é um polo industrial de grande relevância para o estado e necessitava de um sistema canalizado de gás natural; com esse novo gasoduto o Centro-Oeste terá acesso a uma fonte de energia mais limpa, econômica, segura e eficiente. O gás natural ocupa um lugar de destaque na transição para uma matriz energética mais sustentável contribuindo para redução de emissões e fortalecimento da segurança energética do estado. Ao trazer o gás natural canalizado ampliamos as opções energéticas da região promovendo maior resiliência e flexibilidade para a indústria e para a sociedade”, destacou.

Com mais de R$ 800 milhões em investimento, as obras da linha tronco foram iniciadas em março de 2024 e geraram 15 mil empregos diretos e indiretos. De acordo com a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, a nova fonte energética coloca o estado novamente com projeção de crescimento na economia. A líder do executivo destacou ainda a importância da FIEMG nessa conquista. “Não podemos esquecer da atuação da FIEMG que já fala disso há anos e entende qual a vocação da nossa região. Aumento de emprego e renda só é possível com energia; com as fontes que tínhamos atualmente não seria possível ampliar, a indústria não tinha como crescer mais, hoje entramos numa outra seara, podendo oferecer emergia suficiente para atrair novas empresas – isso é caminhar com a economia”, destacou.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, a divinopolitana Mila Corrêa, contou que desde criança já ouvia sobre o projeto do gasoduto. “Esse é um projeto relevante para expansão industrial, um ponto diferencial para a cidade e região. A FIEMG é uma grande parceria do Governo do Estado, participou do movimento de quase três décadas de discussão desse projeto que é tão importante e hoje se torna realidade”.

Para garantir a proximidade e excelência aos clientes da região, foi inaugurado também um novo Centro de Distribuição em Divinópolis, o CD Oeste, que contará com estrutura e equipe próprias garantindo agilidade operacional, qualidade de atendimento e reforçando a atuação local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...