Pular para o conteúdo principal

CONGRESSO APROVA LICENÇA AMBIENTAL ESPECIAL E LIBERA DEVASTAÇÃO NO BRASIL

MP 1.308/25 autoriza em tempo recorde obras e empreendimentos que são considerados “estratégicos” pelo Executivo, mas sem definir o que vem a ser “estratégico”. Na prática, LAE institui licença ambiental baseada em interesses políticos e econômicos

Um dia após ser aprovada na Comissão Mista, a Medida Provisória 1.308/25, que regulamenta o perigoso Licenciamento Ambiental Especial (LAE), foi aprovada no Congresso Nacional nesta quarta-feira (03). Agora, o texto segue para sanção do presidente Lula, que ainda pode vetar trechos.

“A Licença Ambiental Especial é uma nova modalidade de licenciamento criada pelo Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cujo objetivo é contemplar interesses políticos e econômicos que envolvem a construção de grandes obras, sem que, com isso, fique garantido o respeito aos estudos técnicos de impacto ambiental e o respeito à vida e segurança das pessoas. Entre vários pontos perigosos do texto, podemos destacar a possibilidade de concessão do autolicenciamento, casos de inexigibilidade e de renovação automática de licença ambiental”, destaca a especialista em Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, Gabriela Nepomuceno.

A gerente jurídica do Greenpeace Brasil, Angela Barbarulo, acrescenta que a MP não deixa clara a definição de empreendimentos “estratégicos”, abrindo margem para interferência política na seleção das obras

“A LAE enfraquece o licenciamento ambiental ao inviabilizar estudos aprofundados e ampliar a interferência política em decisões técnicas, caracterizando evidente retrocesso socioambiental. A falta de critérios objetivos para definir projetos “estratégicos” pode facilitar a aprovação de empreendimentos de alto impacto sem a devida avaliação socioambiental, somado ao fato de que ao impor prazos exíguos para emissão das licenças, a norma desconsidera a complexidade e as particularidades de cada caso, comprometendo a prevenção de danos e o próprio cumprimento do dever constitucional de proteção ambiental”, explica Barbarulo.

“A noma desvirtua o dever constitucional de controle prévio de atividades potencialmente poluidoras, previsto no art. 225, §1º, IV, da Constituição. O Supremo Tribunal Federal, inclusive, já afirmou que a proteção ambiental exige a observância de regras que garantam fiscalização técnica e criteriosa. A criação de mecanismos excepcionais, como a LAE, sem critérios técnicos objetivos, viola o dever estatal de precaução e prevenção aos danos ambientais e climáticos”, complementa a gerente jurídica.

Devastação aprovada a toque de caixa
Além do conteúdo devastador do texto para o meio ambiente e povos tradicionais, o Greenpeace Brasil alerta que todo o processo de votação da MP foi realizado a toque de caixa, sem prazo hábil para o debate com sociedade civil, academia, populações potencialmente impactadas etc e sem audiências públicas. No Senado, a votação desta quarta-feira durou menos de cinco minutos.

“O que assistimos essa semana foi o Congresso preparando a sua ceia de natal às custas do país, em que o prato principal foi o licenciamento ambiental devastado, servido aos setores mais predatórios. Mas, como bem sabemos, não existe almoço grátis, e serão a população brasileira que amargará o preço desse banquete com desastres ambientais, violência no campo, saúde pública deteriorada e de um clima cada vez mais hostil. Os deputados e senadores que garantiram essa festa devem ter seus nomes lembrados a cada nova tragédia anunciada por essa lei, que legaliza a licença para destruir", alerta Nepomuceno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...