Pular para o conteúdo principal

GESTORES DE 40 MUNICÍPIOS MINEIROS PARTICIPAM DO 'INVESTE + SEBRAE'

Encontro em Extrema, no sul do estado, promoveu debates sobre atração de investimentos e desenvolvimento econômico

Lideranças de vários municípios de Minas Gerais reuniram-se na última quarta-feira (3/11), em Extrema, no Sul do estado, no ‘Investe + Sebrae’. O encontro promoveu discussões sobre estratégias de desenvolvimento econômico e atração de investimentos para os territórios. Cerca de 100 lideranças, entre prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento participaram do evento, representando cerca de 40 municípios mineiros.

Promovido pelo Sebrae Minas, com apoio do Investe Minas – agência estadual responsável pela prospecção e atração de investimentos e pelo fortalecimento da competitividade empresarial –, o ‘Investe + Sebrae’ aprofundou debates sobre políticas públicas, captação de recursos e ações para ampliar a presença de novos empreendimentos nos municípios mineiros. A programação reuniu cases de sucesso, painéis sobre estratégias e discussões técnicas, que abordaram tendências e desafios do cenário econômico regional.

O diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, destacou que a união entre instituições que atuam para o desenvolvimento dos municípios, como o Sebrae Minas e o Governo do Estado, gera resultados concretos. “Extrema mostra, na prática, que oferecer condições para que as pessoas empreendam transforma territórios. O município soube aproveitar suas vantagens e construir um caminho singular no cenário nacional. Cada cidade tem sua realidade, mas quando fomentamos o surgimento e o crescimento de empresas, criamos oportunidades reais para que as pessoas prosperem. E é isso que move o Sebrae Minas”, reforçou.

Segundo a prefeita de Borda da Mata, Tatiana Pires Pereira Cobra, o apoio do Sebrae Minas tem sido determinante para a prosperidade do município, conhecido como a “capital nacional do pijama”. “A parceria com o Sebrae já traz avanços para Borda da Mata. Por meio das capacitações realizadas com nossos gestores, passamos a estruturar melhor o desenvolvimento econômico, fortalecendo o comércio local e criando condições para atrair investimentos. Já percebemos resultados e temos certeza de que essa colaboração será decisiva para preparar a cidade para novas empresas e mais oportunidades para a população”, enfatizou.

Visita técnica ao polo logístico de Extrema
O “Investe + Sebrae” dedicou parte da pauta para visitas técnicas a três dos seis distritos industriais de Extrema, município que se consolidou como um dos principais polos logísticos do Brasil. O grupo conheceu o Kronolog Business Park, o segundo maior distrito logístico de Minas Gerais e um dos maiores do país; o Distrito Industrial E-Commerce, de onde cerca de 25% das operações nacionais de e-commerce são distribuídas; e o Porto Seco Sul de Minas, infraestrutura estratégica para operações alfandegárias e integração logística regional.

Extrema também é referência por abrigar grandes empresas, que instalaram centros de distribuição e operações logísticas no município, como Bauducco, Multilaser, Netshoes, Panasonic, Nívea, Adidas, Tok&Stok, Ajinomoto, Dafiti e Mercado Livre, atraídas por aspectos como localização estratégica, infraestrutura eficiente e ambiente favorável aos negócios.


De acordo com o vice-prefeito de Extrema, Sidney Soares Carvalho, o município mantém crescimento acelerado impulsionado por esses investimentos e por políticas locais voltadas ao desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos, houve um aumento expressivo no número de empresas instaladas, consolidando Extrema como um dos maiores centros de distribuição do Sudeste e referência nacional em logística, indústria e serviços.

“Esse resultado vem de anos de trabalho contínuo e de uma gestão alinhada em fortalecer o ambiente de negócios, oferecendo as condições necessárias para gerar emprego e renda. Hoje, contamos com parques industriais estruturados e uma atuação integrada entre a Secretaria de Desenvolvimento, a Sala Mineira do Empreendedor, o Sebrae e o Invest Minas. Mostrar esse modelo a outros municípios é reafirmar que planejamento e gestão consistente podem transformar a realidade econômica de qualquer cidade”, conclui.

Territórios Mais Atrativos
A Atração de Investimentos é um projeto do Sebrae Minas para capacitar as prefeituras na melhoria do ambiente de negócios e na jornada de prospectar empresas para o território. O Sebrae possui metodologia própria e, em conjunto com a Invest Minas, busca tornar o território mineiro ainda mais competitivo. No ano de 2025, 12 municípios estão sendo atendidos pela metodologia e apresentaram resultados positivos. São eles: Barbacena, Borda da Mata, Cabo Verde, Caparaó, Guaxupé, Jordânia, Laranjal, Minas Novas, Monte Santo de Minas, Patos de Minas, Sacramento e Teófilo Ottoni.

O projeto Atração de Investimentos é uma das frentes do Programa Territórios Mais Atrativos, para apoiar agentes públicos e lideranças locais em processos e iniciativas que visam tornar os territórios mais promissores aos negócios, por meio da melhoria do ambiente empreendedor. Além da Atração de Investimentos, o Programa atua em outras duas frentes: Lei de Liberdade Econômica (LLE) e Regularização Fundiária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...