Pular para o conteúdo principal

PBH RETOMA NAVEGAÇÃO NA LAGOA DA PAMPULHA


O prefeito Álvaro Damião e integrantes da Marinha do Brasil realizaram neste sábado (13) navegação de reconhecimento da Lagoa da Pampulha – evento que oficializa o início da retomada dos passeios turísticos no espelho d’água. A lancha oficial da Corporação foi conduzida por membros da Marinha e percorreu o mesmo trajeto a ser adotado pelo barco turístico, que começa a operar nos próximos dias.

O evento marca as comemorações dos 128 anos de Belo Horizonte, os 99 anos da Marinha do Brasil (celebrado no dia 11) e o Dia do Marinheiro, neste sábado. O prefeito comemorou o que chamou de grata coincidência e ressaltou a segurança como item essencial adotado em todo o processo. “No dia do Marinheiro, dia 13 de dezembro, a gente oficializa a navegação na Lagoa da Pampulha. Foi tudo feito com muito critério, com muita responsabilidade, e volto a frisar que navegar não é direito para nadar. A navegação vai ser feita através de um decreto autorizativo da Prefeitura em parceria com a Marinha do Brasil. As embarcações autorizadas são as da Marinha e a embarcação da Prefeitura, que ganhou uma licitação. Só essas oficialmente poderão navegar”.

A retomada da navegação turística é um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, anunciado pelo prefeito Álvaro Damião em maio, durante as comemorações dos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) foi o vencedor da licitação lançada pelo município e ficará encarregado de disponibilizar a embarcação e a tripulação para a realização dos passeios, ofertados à população e aos visitantes da capital.

A embarcação do tipo catamarã, com capacidade para 30 passageiros sentados e garantia de visibilidade para contemplação da paisagem, chegou a Belo Horizonte nessa sexta-feira (12), e começa a operar tão logo seja concluída a montagem e expedidas todas as licenças necessárias.

PBH e Marinha do Brasil assinaram um protocolo de intenções para uma cooperação técnica, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, com a finalidade de unir esforços para a fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos na Lagoa. “A lagoa está, por parte da Marinha, navegável. O ordenamento cabe à Prefeitura e já estamos trabalhando juntos no decreto que define qual embarcação poderá navegar e em qual área poderá navegar. Em cima desse decreto, a Marinha fiscaliza se a embarcação está regular, se tem habilitação, se está cumprindo as normas", ressaltou o capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil e capitão dos Portos de Minas Gerais, Alessandro de Paula Lima.

Para o prefeito de Belo Horizonte, a retomada da navegação na Lagoa da Pampulha vai mudar o olhar do belo-horizontino e dos turistas sobre um dos principais cartões postais da cidade. “Altera a forma de ver a Lagoa da Pampulha. As crianças que vão vir pra cá a partir de agora pra poder navegar, a imagem que elas vão levar da lagoa para as suas casas é o que mais importa. A imagem que o turista vai levar da lagoa da Pampulha para o estado dele ou para o país dele, é o que mais importa".

O projeto piloto de navegabilidade da Lagoa da Pampulha terá duração de três meses. As embarcações vão operar de quinta-feira a domingo, com três saídas diárias entre as 8h e 17h. Os ingressos serão gratuitos e disponibilizados em site próprio. O passeio terá duração aproximada de 1 hora (incluindo embarque, desembarque e navegação), percorrendo um circuito para contemplação de todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha e sua paisagem cultural, acompanhados por guia turístico que vai apresentar conteúdo histórico, cultural e ambiental.

Servidores da Prefeitura de Belo Horizonte foram capacitados pela Capitania Fluvial de Minas Gerais, órgão ligado à Marinha do Brasil, e estão aptos a participar do processo de retomada da navegação em segurança.

Potencial turístico
A iniciativa tem como premissas a proteção e valorização da fauna, flora e do patrimônio cultural local, e marca um novo passo na ampliação das experiências turísticas da região, reforçando o potencial da Pampulha como um dos principais cartões-postais da cidade. Além de representar um avanço na diversificação da oferta de lazer e no fortalecimento da cadeia produtiva do turismo local.

Com a operação dos passeios, a Prefeitura de Belo Horizonte pretende estimular novas dinâmicas de visitação, valorizar o conjunto arquitetônico e paisagístico reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial, na categoria de Paisagem Cultural, e oferecer mais uma opção de contemplação do complexo, agora a partir de uma perspectiva única, diretamente sobre as águas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...