Pular para o conteúdo principal

PARLAMENTARES SAEM À CAÇA DE ADEPTOS NO ORKUT

A rede virtual de relacionamentos orkut tem se tornado cada vez mais um espaço de propaganda e debate entre eleitores e políticos. Atualmente, 75% dos congressistas brasileiros têm páginas dedicadas a eles no site. A constatação é resultado de um estudo realizado no fim do ano passado pela jornalista Isabella Tavares. Ela contabilizou o número de comunidades e páginas dos parlamentares do Congresso no site, considerado fenômeno mundial. Segundo a jornalista, o estudo trouxe revelações interessantes, como a importância do site nas eleições municipais em 2008, quando a pesquisa foi feita para a conclusão do curso na Universidade do Legislativo. "Fiz um levantamento nome por nome dos parlamentares brasileiros no Orkut. A pesquisa envolveu a busca dos 513 deputados federais e 81 senadores com mandato na 53ª Legislatura brasileira e durante as eleições municipais de 2008," conta.


No estudo, a jornalista também fez uma avaliação da visibilidade dos parlamentares no site de relacionamentos, avaliando se as aparições são ou não benéficas. "A intenção é mostrar também como a maior comunidade virtual do mundo ajuda a construir, a desconstruir ou a manter a imagem dos parlamentares. A origem deste estudo é a constatação de que um instrumento criado para a interlocução informal entre as pessoas se transformou em nova arena política", analisa. A pesquisa também levantou assuntos relacionados aos parlamentares de Brasília, mas não necessariamente à política. "As páginas aleatórias ao mandato dizem respeito ao parlamentar, mas não enfocam o trabalho no Congresso. Há, entre deputados federais e senadores, pastores evangélicos, cantores, empresários, radialistas, desportistas, apresentadores de TV e líderes comunitários. Eles mereceram também uma homenagem no Orkut pelas atividades fora de Brasília", avaliou Isabella.


O estudo sobre os políticos do Congresso no orkut apresentou uma surpresa. Apesar de o Senado ter seis vezes menos número de parlamentares que a Câmara, os senadores têm maior quantidade de comunidades no site proporcionalmente. “Apenas oito senadores não têm comunidades no Orkut – 9,88% do total. Entre os deputados, esse percentual sobe para 27,10%”, contabilizou Isabella Tavares. (O Tempo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...