Pular para o conteúdo principal

A INSPIRAÇÃO QUE VEIO DE LAVRAS E ENCANTA O BRASIL

Foi quase por acaso que a produtora cultural paulistana Myriam Taubkin deu início, em 1987, a uma das mais importantes iniciativas de valorização e preservação da história da música do país, o Projeto Memória brasileira. Então responsável pelo setor de música do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, desenvolveu em equipe uma série de apresentações de pianistas com a finalidade de abastecer o acervo do museu. A ideia deu tão certo que, dois anos depois, criou a série Violões, reverenciando mestres do instrumento. Depois vieram Brasil da Sanfona, Um sopro de Brasil e Violeiros do Brasil, sempre documentando personalidades significativas de cada segmento em áudio e vídeo, além de shows.Este último, lançado em CD há 11 anos, acaba de ganhar belíssimas versões em livro e DVD.


Myriam se uniu ao documentarista paulistano Sérgio Roizenblit e viajou por um bom pedaço do país para estar com cada um dos 11 violeiros, sete deles mineiros, na intimidade do lar, ouvindo músicas e histórias: o pernambucano Adelmo Arcoverde, o sul-mato-grossense Almir Sater, os paulistas Passoca e Paulo Freire, e os mineiros Braz da Viola, Ivan Vilela, Pena Branca, Pereira da Viola, Roberto Corrêa, Tavinho Moura e Zé Mulato & Cassiano – Renato Andrade e Zé Coco do Riachão, também mineiros, que morreram de lá para cá, ganharam homenagem. Sexta-feira, os violeiros se apresentam no Chevrolet Hall, e a autora participará do projeto Sempre um papo, amanhã à noite, na Sala João Ceschiatti do Palácio das Artes.


“Em 1995, comprei uma roça na cidade em Lavras, no Sul de Minas, e me apaixonei pela viola. Quando fui para o campo, comecei a sentir a importância da viola. Acho que foi a ligação com a natureza. Passei a ouvir mais, ficar mais próxima da folia, do congado. Já conhecia alguns violeiros. Havia trabalhado com o Almir Sater e produzi uns concertos dele. Também conhecia Paulo Freire e o Passoca, além das duplas sertanejas antigas, como Tonico e Tinoco”, lembra Myriam Taubkin. Paulo Freire foi figura decisiva no projeto. Foi ele quem abriu as portas do universo da viola para ela, sugerindo os primeiros nomes de violeiros que procurou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...