Pular para o conteúdo principal

ROUBO DE RESIDÊNCIAS PREOCUPA 39,4% DA POPULAÇÃO DE VARGINHA

A Guarda Municipal de Varginha, realizou pesquisa de opinião pública acerca da Segurança Pública no município. A pesquisa foi realizada entre os dias 05 à 08 de abril deste ano pela empresa Rede Pesquisas. Para realização das entrevistas, a cidade foi subdividida em 11 (onze) setores, compreendo todas as regiões e bairros. Foram entrevistados 480 cidadãos do município. A pesquisa foi feita com cidadãos maiores de 16 anos, seguindo variáveis como idade, sexo, escolaridade, domicílio e renda, os questionarios somaram 34 questões respondidas. O objetivo da pesquisa foi apontar e conhecer os principais problemas de segurança que afligem a nossa cidade, as áreas/regiões onde a sensação de insegurança é maior, auxiliar e orientar os órgãos de segurança pública instalados no município, colher dados e informações que possam subsidiar pleitos junto aos governos Federal e Estadual para a implantação de medidas de combate e prevenção à violência em Varginha.


Segundo os levantamentos, 57% da população se sente relativamente segura no município. Outros 28% dos entrevistados se sentem pouco seguro e 15% muito seguros. Para 39,4% da população, o crime que mais preocupa o varginhense é o roubo de residências, seguido pelos homicídios 37,1%, tráfico de drogas 6,9%, assalto a mão armada 6,7%, e violência doméstica 6,5%. Para 35% dos entrevistados Varginha é uma cidade mais segura que outras do interior de Minas Gerais. Para 37%, o município se iguala em segurança em relação a outras cidades e para 24% é menos segura. Um número que surpreendeu os pesquisadores foi que somente 36% da população afirmou já ter usado diretamente algum serviço dos órgãos de segurança Pública (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Civil e Guarda Municipal).

A avaliação positiva de quem usou os serviços dos órgãos de segurança pública foi bastante elevada, conforme índices de “bom” e “ótimo” abaixo destacados:
POLÍCIA CIVIL - 70,6%;

PMMG - 73,2%;

GUARDA MUNICIPAL – 90,5%;

CORPO DE BOMBEIROS – 95,9%.


A pesquisa procurou saber se as pessoas tinham conhecimento da diferença de missões da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Dos entrevistados, 49% responderam que sim. A maioria esmagadora da população, 95% é favorável a implantação do sistema de vídeo monitoramento (Projeto “Olho Vivo) em Varginha. Outro resultado surpreendente da pesquisa foi referente ao questionamento sobre o projeto de implantação da Lei Seca, que determina que a partir das 23h os estabelecimentos comerciais não poderão mais vender bebidas alcoólicas: 75% dos entrevistados são favoráveis a Lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...