



Vigo é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza, de área 109,1 km² com população de 294772 habitantes (2007) e densidade populacional de 2663,07 hab/km². Seus habitantes são chamados vigueses ou olívicos. Fica situada situada à beira da ria que leva o seu nome. Dista 71 quilómetros de Santiago de Compostela (capital da Galiza) e pouco mais de vinte quilómetros de Valença do Minho, a localidade portuguesa mais próxima. Com cerca de 293.255 habitantes (censo de 2006), é a maior cidade da Galiza. Porto marítimo, com importante actividade pesqueira, sendo o principal porto pesqueiro da Europa. Centro comercial e económico do sul da Galiza e cabeceira da principal área industrial da comunidade autónoma. Vigo e sua comarca estiveram povoadas desde tempos remotos. Entretanto, até o momento não se localizou nenhuma comprovação da era paleolítica e os poucos achados são da Idade da Pedra e estas peças encontram-se no Museu Municipal de Castrelos.
Em Vigo o processo romanizador foi intenso. Evidências arqueológicas indicam uma importante atividade portuária e comercial no litoral viguês desde o século II a.C., desenvolvendo-se um progressivo processo de romanização, consolidado durante o século I d.C., uma vez establecida a paz romana. O processo de romanização durou cerca de seiscentos anos, dos quais ficaram relevantes vestígios, investigados em numerosas escavações arqueológicas: vilas (villae) distribuídas pelo litoral (Alcabre, Toralla…), restos de instalações portuárias, ruas, instalações produtivas, necrópoli, além da intensa romanização dos povoados castrenhos do município. Recentes escavações arqueológicas em Areal e no Casco Velho põem a possibilidade da existência, pelo menos entre os séculos III e VI d.C., de um importante assentamento humano.
O clima da cidade de Vigo é oceânico com influências mediterrâneas. Caracteriza-se por invernos suaves e chuvosos, e verões quentes mas não ao extremo, pois as temperaturas não chegam a superar os 32°C. A comarca de Vigo caracteriza-se pela economia diversificada vinculada à indústria e aos serviços. Entre os motores da economia de Vigo está a indústria automobilística, liderada pelo Grupo PSA (Peugeot/ Citroën). São importantes a construção naval e o setor pesqueiro em todas suas vertentes, desde a indústria extractiva, armadores, até comercial. Vigo é o primeiro porto comercializador de pescado para consumo humano do mundo (650.000 toneladas no ano de 2004). O porto de Vigo conta com mais de 9 km de milhas de atraque. Uma infraestrutura relevante na economia de Vigo é o aeroporto de Vigo (ou aeroporto de Vigo-Peinador) situado fora da cidade, que em 2005 superou a cifra de 1.100.000 viajantes. Outras atividades económicas importantes em Vigo são a indústria química e farmacêutica, a indústria textil, a indústria editorial, alimentícia, a fabricação de produtos para a construção, a fabricação de maquinaria industrial, a engennharia naval e em menor escala a indústria aeronaútica.
Comentários