Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS TERÁ USINA NUCLEAR




Em atividade. Usina de Angra começou a operar na década de 70 e será modelo para as demais

Bahia, Alagoas, São Paulo e Minas Gerais são os Estados que vão sediar as primeiras quatro usinas a serem construídas dentro da retomada do programa nuclear brasileiro. A proposta técnica na qual os quatro Estados aparecem como os melhores lugares para abrigar as usinas será apresentada pela Eletronuclear ao ministro de Minas e Energia (MME), Edison Lobão, até o fim deste mês. O início das obras, porém, depende de aval da Presidência da República, informou o MME. Cada nova usina terá capacidade de mil megawatts (MW).


São previstas duas etapas de construção. A primeira, com três usinas, em Alagoas, Bahia e São Paulo. A segunda prevê a instalação da usina de Minas Gerais. A despeito de ser no interior, a sede mineira apresenta a mesma característica das demais: abundância de água. Este quesito foi fundamental no processo de avaliação do ministério. Após a entrega do trabalho técnico, Lobão definirá a proposta e a levará à Casa Civil e ao presidente Lula.

A retomada da construção de usinas nucleares pelo governo brasileiro, sendo uma delas provavelmente em Minas Gerais, surpreendeu a área econômica do governo de Minas Gerais. Mesmo que sejam estudos preliminares, o subsecretário de desenvolvimento minero-metalúrgico e política energética de Minas Gerais, Paulo Sérgio Machado Ribeiro, afirmou que o governo do Estado está disposto a ajudar e participar do projeto. "Podemos apresentar as áreas mais propícias, como na bacia do Rio Grande, na divisa de Minas Gerais com São Paulo", informou Paulo Sérgio, devido ao grande volume de água, necessário à existência de uma usina nuclear.

Se a capacidade energética for mesmo de mil megawatts(MW), como prevê estudo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Sérgio disse que será uma usina de médio porte com pelo menos US$ 4 bilhões em investimentos para a construção, geração de 5.000 empregos no pico das obras durante seis anos e mil empregos quando a usina entrar em operação.

"É bom para Minas. É uma energia mais limpa do que as outras usinas como a termelétrica a gás e petróleo", explicou. Paulo Sérgio descartou possíveis problemas no processo de licenciamento ambiental porque a usina precisa de um bom volume de água, mas não precisa da construção de uma barragem. "A vantagem destas usinas nucleares é que elas equilibram o sistema de energia elétrica no Brasil. Quando teve o apagão, é porque Itaipu tinha 25% da energia gerada no Brasil que tem 12 mil MW. Se a gente tivesse 12 usinas de mil megawatts, teria menos probabilidade de blecaute", comparou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

"NOS TRILHOS DA MEMÓRIA: O RAMAL FERROVIÁRIO DO TUIUTI", DE RICARDO SOUZA, VALORIZA A HISTÓRIA DA NOSSA REGIÃO

A obra é resultado de uma ampla pesquisa em fontes históricas e depoimentos de moradores, combinando métodos da História Oral e da Antropologia. O trabalho deu origem a dois produtos culturais complementares — o livro, com cerca de 180 páginas, e o documentário — ambos dedicados à preservação da memória coletiva e cultural das comunidades ligadas à antiga ferrovia. O ramal de Tuiuti, pertencente à Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, ligava a Estação de Tuiuti (atual Juréia, distrito de Monte Belo) ao município de Guaxupé. Com 74 quilômetros de extensão e mais de cinco décadas de funcionamento, a ferrovia teve papel marcante no desenvolvimento regional, movimentando pessoas, produtos agrícolas e histórias que se tornaram parte da identidade local. E visando contribuir para a rememoração histórica dos municípios do Sul de Minas e valorizar a memória coletiva construída ao longo dos anos pelo contato com os trilhos, o autor Ricardo Souza lançou a obra  "Nos Trilhos da Memória: o ramal...