Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS TERÁ USINA NUCLEAR




Em atividade. Usina de Angra começou a operar na década de 70 e será modelo para as demais

Bahia, Alagoas, São Paulo e Minas Gerais são os Estados que vão sediar as primeiras quatro usinas a serem construídas dentro da retomada do programa nuclear brasileiro. A proposta técnica na qual os quatro Estados aparecem como os melhores lugares para abrigar as usinas será apresentada pela Eletronuclear ao ministro de Minas e Energia (MME), Edison Lobão, até o fim deste mês. O início das obras, porém, depende de aval da Presidência da República, informou o MME. Cada nova usina terá capacidade de mil megawatts (MW).


São previstas duas etapas de construção. A primeira, com três usinas, em Alagoas, Bahia e São Paulo. A segunda prevê a instalação da usina de Minas Gerais. A despeito de ser no interior, a sede mineira apresenta a mesma característica das demais: abundância de água. Este quesito foi fundamental no processo de avaliação do ministério. Após a entrega do trabalho técnico, Lobão definirá a proposta e a levará à Casa Civil e ao presidente Lula.

A retomada da construção de usinas nucleares pelo governo brasileiro, sendo uma delas provavelmente em Minas Gerais, surpreendeu a área econômica do governo de Minas Gerais. Mesmo que sejam estudos preliminares, o subsecretário de desenvolvimento minero-metalúrgico e política energética de Minas Gerais, Paulo Sérgio Machado Ribeiro, afirmou que o governo do Estado está disposto a ajudar e participar do projeto. "Podemos apresentar as áreas mais propícias, como na bacia do Rio Grande, na divisa de Minas Gerais com São Paulo", informou Paulo Sérgio, devido ao grande volume de água, necessário à existência de uma usina nuclear.

Se a capacidade energética for mesmo de mil megawatts(MW), como prevê estudo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Sérgio disse que será uma usina de médio porte com pelo menos US$ 4 bilhões em investimentos para a construção, geração de 5.000 empregos no pico das obras durante seis anos e mil empregos quando a usina entrar em operação.

"É bom para Minas. É uma energia mais limpa do que as outras usinas como a termelétrica a gás e petróleo", explicou. Paulo Sérgio descartou possíveis problemas no processo de licenciamento ambiental porque a usina precisa de um bom volume de água, mas não precisa da construção de uma barragem. "A vantagem destas usinas nucleares é que elas equilibram o sistema de energia elétrica no Brasil. Quando teve o apagão, é porque Itaipu tinha 25% da energia gerada no Brasil que tem 12 mil MW. Se a gente tivesse 12 usinas de mil megawatts, teria menos probabilidade de blecaute", comparou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/