Pular para o conteúdo principal

MP SERÁ ACIONADO PARA INVESTIGAR RADARES

De vigilantes a vigiados. Assim pode ser caracterizada a audiência pública realizada na Câmara Municipal sobre os radares instalados em diversas ruas e avenidas de Pouso Alegre, no Sul de Minas. A audiência foi solicitada por representantes da Nova Central Sindical e foram apresentadas manifestações acerca da arbitrariedade do funcionamento dos aparelhos denominados de indústria da multa. Uma grave denúncia foi feita pelo presidente da Nova Central Sindical, Antônio da Costa Miranda, ao analisar os documentos que demonstram a participação de uma das empresas desclassificadas do processo de licitação feita para instalar os aparelhos de radar. O próprio sindicalista disse que o Ministério Público será acionado para apurar a provável irregularidade.

Dois representantes da prefeitura, o Secretário de Trânsito Sérgio Carvalho e o Assessor de Comunicação Wellington de Oliveira, escutaram por cerca de quatro horas as inúmeras indignações sobre os radares. Ambos foram vaiados pelos munícipes, que lotaram o plenário da Câmara. Em um ato instantâneo, o público não pensou duas vezes ao vaiar Sérgio Carvalho quando este mencionou que é impossível aumentar o tempo amarelo do semáforo. Já Wellington recebeu uma sonora vaia ao dizer que houve uma redução em mais de 20% no índice de acidentes na cidade, logo em seguida completando sua fala que os dados são do Corpo de Bombeiros.

No entender do secretário Sérgio, o procedimento de trânsito adotado na cidade, com a instalação de radares e a aferição de tempo para constatação da multa serve para que os motoristas se acostumem com o sistema de radar instalado em outras cidades. Como exemplificado pelos cidadãos na audiência, o tempo de aferição em Campinas é de 4 segundos, o que não ocorre na cidade com seus parcos 1,5 segundos. Além disso, ainda foi citado que as vias de outras cidades são bem sinalizadas, o que também não é a realidade em Pouso Alegre.

MP X Arco Íris Sinalização Viária Limitada
O presidente da Nova Central Sindical de Minas Gerais, Antônio da Costa Miranda, fez uma grave acusação envolvendo o processo de licitação para sinalização viária. A empresa Arco Iris participou do processo de licitação, mas não chegou a ser a vencedora do processo por falta de documentação. No entanto, o presidente do sindicato disse que os instrumentos de sinalização semafórica são da marca Arco Iris, como explica Antônio da Costa.
Estudo técnico
Outro problema observado por Antônio da Costa refere-se à falta de um estudo técnico que mostrasse os locais para a instalação dos instrumentos fiscalizatórios. ´Analisamos o sistema de trânsito aqui no município, foi integrado ao sistema nacional de trânsito, mas a gente não vê nenhuma informação sobre o estudo técnico de cada local que deve ser instalado o instrumento de fiscalização. As resoluções do Contran exigem que em cada local deve ter o estudo técnico e que este estudo técnico fique à disposição da sociedade, da Jari [Juntas Administrativas de Recursos de Infrações], da Câmara, do Contran, do Detran, e a gente não teve isso´.
por Paulo Guimarães, da TV Uai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...