Pular para o conteúdo principal

ANIVERSÁRIO DE PELÉ É COMEMORADO COM OBRAS DA COPA ATRASADAS EM TRÊS CORAÇÕES

Pelé combinou de voltar à terra natal para inaugurar a pedra fundamental do museu. O Poder Público, em 145 dias, não conseguiu viabilizá-la
A casa não está mais lá faz tempo. Mas as jabuticabeiras resistem, teimosas, como resquícios do tempo em que o menino Edson ensaiava os primeiros passos pelo quintal. Três Corações não guarda tantas lembranças quanto deveria do seu filho mais ilustre. Mas nem o homem hoje mundialmente famoso como Pelé se recorda tanto assim da terra natal que não visita há 23 anos. “Tivemos uma reunião neste ano, e ele disse ainda ter na cabeça o sabor das jabuticabas. Ficou feliz quando dissemos que as árvores ainda existem”, diz o secretário de cultura da cidade mineira, Valério Neder. A relação de Edson com o local onde nasceu não é próxima porque ele saiu de lá muito jovem. A data em que a família foi para São Lourenço, outro município da região, é controversa.

“A mais aceita é que se mudaram quando ele tinha três anos, em 1943”, explica o historiador Victor Cunha. Não é a única polêmica relativa a Pelé. É reconhecido que o aniversário do Rei é em 23 de outubro. Mas o registro do pequeno cartório local mostra que Edson Arantes do Nascimento veio ao mundo dois dias antes. “Pelo que me lembre, foi em 21 de outubro mesmo”, diz a prima Terezinha Arantes, a última parente que restou em Três Corações. Edson tem caso de amor com as doces jabuticabas de sua infância. Mas a ligação quase de sangue da cidade é com o pai, Dondinho. “Foi craque. Se não tivesse lesionado o joelho, teria sido um dos maiores jogadores do país, pode ter certeza”, completa Cunha. Centroavante exímio no jogo aéreo, Dondinho era o astro do Atlético Tricordiano do início da década de 40. A Rua Treze (hoje rebatizada como Edson Arantes do Nascimento), onde morava, termina no estádio Elias Arbex. A torcida ficava à espreita, na esquina, se questionando: “Cadê o Dondinho?”

Para o turista que deseja visitar o município, não há muito para ver. Existe a Praça Pelé, onde foi erguido um monumento. A bola da estátua que reproduz o jogador levantando a taça da Copa do Mundo já foi roubada algumas vezes. A Rua Edson Arantes do Nascimento tem só a placa como atrativo. O terreno onde se localizava a casa da família está fechado, com a promessa de uma reforma. Três Corações se ressente da ausência do seu único cidadão mundialmente conhecido. Pelé, no decorrer dos anos, tornou-se uma pessoa desconfiada de qualquer um que se aproxime dele. Sempre pensa que desejam tirar vantagem da sua fama e, principalmente, do dinheiro. O artesanato local quase ignora o eterno camisa 10. Os cidadãos de Varginha se sentem mais íntimos de um ser de outro planeta do que os tricordianos de Pelé. Que, para muitos, também não é terráqueo. “Eles falam que teve ET, mas não teve coisa nenhuma... Exploram bem essa conversa fiada”, diz o historiador Victor Cunha.

O primeiro passo já foi dado para que Pelé supere o rival interplanetário. A Prefeitura tem planos para transformar a Casa da Cultura, no Centro, em um museu dedicado ao Atleta do Século. A verba aprovada pelo Ministério do Turismo é de R$ 450 mil. Graças à doação de R$ 200 mil feita pelo senador Eduardo Azeredo, a cidade comprou o terreno onde estava a casa da família Arantes do Nascimento. “Temos financiamento da Caixa Econômica Federal para reconstruí-la exatamente como era em 1940”, garante o secretário Valério Neder.
 
Mas quem parece jogar contra é Três Corações mesmo. Pelé combinou de voltar à terra natal para inaugurar a pedra fundamental do museu. O Poder Público, em 145 dias, não conseguiu viabilizá-la. O prédio da Casa da Cultura pertence à Justiça Estadual, que pede a devolução do imóvel. Irregularidades tornaram nula a licitação para reconstruir a casa do Rei. Novo edital será preparado, mas só no ano que vem. “Isso se a verba estiver lá ainda”, constata Fernando Ortiz, o defensor de “Nosso Senhor” Pelé. Desse jeito, o ET de Varginha vai continuar ganhando de goleada.

por Alex Sabino, da Agência Bom Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TJMG CONFIRMA DANO MORAL PARA TRANSEXUAL QUE SOFREU PRECONCEITO DURANTE EXAME DO SUS EM NAZARENO

Uma mulher transexual que realizou exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Nazareno, no Campo das Vertentes, relatou ter sofrido constrangimento por não ter seu nome social respeitado durante o atendimento. O caso, que aconteceu no ano de 2017, foi analisado pela Justiça de Minas Gerais, que reconheceu a ocorrência de dano moral e manteve a responsabilização do Município de Nazareno. Segundo o processo, a paciente afirmou que, durante o atendimento para coleta de sangue, funcionários desconsideraram seu nome social e utilizaram seu nome de registro civil, apesar de a identificação social constar em documentos do SUS e no pedido médico. A ação foi ajuizada após o episódio ocorrido em um serviço de saúde vinculado ao município. Ao analisar o recurso, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais concluiu que houve violação ao direito à identidade de gênero da autora. Os desembargadores destacaram que o nome social já constava no Cartão Nacional de Saúde, na requisição méd...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho