Pular para o conteúdo principal

PAULO ABI-ACKEL CONDENA TENTATIVAS DE CONTROLE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Com Pedro Taques e Ayres Brito, Paulo Abi-Ackel defende liberdade de imprensa

Durante a 8ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão realizada pela Câmara em parceria com o Instituto Palavra Aberta, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), condenou qualquer tentativa de controle dos meios de comunicação.

O tucano foi um dos debatedores do painel “As grandes conquistas da Constituição e a Liberdade de Expressão Hoje”. O tema da conferência realizada nesta terça-feira, 14, foi “Os 25 anos da Constituição Brasileira na ótica da liberdade de expressão”.“Qualquer que seja o nome que se dê à tentativa de controle da liberdade de imprensa, ela leva a democracia a uma zona cinzenta. Quero acreditar que isso jamais ocorrerá. Os meios de comunicação têm contribuído para o progresso do país”, destacou o parlamentar.

Ao lado do senador Pedro Taques (PDT-MT) e do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, o deputado afirmou que, diferentemente de controlar ou regulamentar a imprensa, é necessário discutir os conteúdos divulgados.

“O que não se pode admitir é que a liberdade de imprensa e os meios de comunicação sejam utilizados como objeto de conteúdo de mau gosto, incitação à violência, promiscuidade, difamação ou injúrias. Para impedir isso deve haver sim controles internos dos próprios meios de comunicação. Isso pode se dar por meio das ouvidorias, auditorias e outros meios”, defendeu o parlamentar mineiro.

Durante o debate, mediado pela jornalista Renata Lo Prete, editora de Política da Globo News, foram discutidas as bases do projeto de lei que regulamenta o direito de resposta, em trâmite no Senado e relatado por Taques. Abi-Ackel afirmou que a legislação para as mídias virtuais precisa mudar. Como destacou, a internet possui peculiaridades que tornam necessária uma discussão paralela.

O deputado lembrou que a discussão sobre o Marco Regulatório para a internet ainda precisa ser concluída na Câmara. Conforme destacou, é preciso encontrar um consenso em torno do tema. “Não é tão simples ter um canal de TV ou uma rádio, mas é bem simples criar um site ou blog e neles veicular o que se quiser”, destacou.

“Esse debate precisa existir. Não se pode fechar os olhos para ele. Mas há de se observar as diferenças do que se pratica nas mídias sociais para a divulgação feita pelos meios já consolidados. Nesses, observamos que há uma maior preocupação com o conteúdo divulgado, muito mais do que anos atrás”, ressaltou.
  • Antes do inicio da conferência, foi inaugurada a exposição “25 anos da Constituição Cidadã: a Ótica da Liberdade de Expressão”, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães da Câmara. A exposição permanecerá no local até o dia 25 de maio.
  • O primeiro painel de debate “1988 – A História da Constituição – Contexto da aprovação dos artigos referentes à liberdade de expressão e imprensa” contou com a participação da presidente da Comissão de Cultura, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ); do senador José Agripino (DEM-RN); do ex-presidente do STF e ex-ministro da Defesa Nelson Jobim; e foi mediado pelo diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...