Pular para o conteúdo principal

UFJF LANÇA NOVA EDIÇÃO DA REVISTA A3

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança, nesta segunda-feira, 27, a quarta edição da revista de jornalismo científico e cultural “A3”, que integra o projeto de divulgação científica da instituição. O evento, aberto ao público, acontecerá às 14h no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Para a secretária de Comunicação da UFJF e editora-chefe da revista, Christina Musse, a revista chega ao seu quarto número com diversos artigos que demonstram a sua maturidade e qualidade editorial. “Este é o grande compromisso de um instrumento de jornalismo científico e cultural. Fazer a diferença no conteúdo e formato e formar leitores com mais possibilidades de interpretar o mundo que pode estar contido na sua aldeia” ressalta. 
 
“A Universidade é fonte para boas matérias, mas você conseguir transformar a boa ideia em um produto concreto é muito difícil e, ao mesmo tempo, muito gratificante”, avalia Christina
“Imaginar as coisas é fácil, mas viabilizar a revista transformando em algo que seja sedutor, interessante, informativo é o que eu acho mais difícil. A Universidade é fonte para boas matérias, mas você conseguir transformar a boa ideia em um produto concreto é muito difícil e, ao mesmo tempo, muito gratificante”, completa.

O reitor Henrique Duque também acredita que o projeto vem fortalecendo a produção científica e cultural da Universidade. “Com a Revista A3, que se aperfeiçoa e se consolida a cada edição, a UFJF cumpre dois importantes objetivos: primeiro, constitui um espaço editorial de qualidade para refletir a produção científica e cultural da Universidade, cada vez mais intensa, inovadora e de excelência. E, ao mesmo tempo, compartilha com a comunidade o que está sendo pesquisado, desenvolvido e refletido no interior dos nossos programas de pesquisa e pós-graduação e na vida rica e dinâmica das nossas unidades acadêmicas. Nossa instituição somente se valoriza, interna e externamente, nas páginas da A3”.

Os dez mil exemplares serão distribuídos em universidades, empresas parceiras da instituição, locais de convivência da UFJF, centros de pesquisa, bibliotecas e até mesmo instituições estrangeiras. A “A3” também poderá ser acessada na íntegra em sua versão online, na página da UFJF.

Ao falar sobre o conteúdo da revista, Christina explica que as matérias da A3 são de diversas áreas do conhecimento. “Eu costumo brincar que a A3 tem um cardápio muito rico, porque a gente procura não privilegiar apenas uma área do conhecimento e nesse número a gente tem algumas matérias de destaque. A matéria de capa, por exemplo, aborda a questão da mobilidade nas grandes cidades e também nas de porte médio. A gente também tem várias outras matérias interessantes que revelam pesquisas desenvolvidas na Universidade, como a do quadricóptero, que é um pequeno equipamento para facilitar o acesso à uma torre de distribuição de energia elétrica”, explica. 
 
Christina também elogia o retorno positivo que a revista tem recebido.“Muita gente não sabe o que a Universidade produz e se encanta ao ver o conteúdo da nossa revista. É muito bom quando isso acontece, é um reconhecimento muito positivo”.

Para o lançamento foi organizado um encontro sobre divulgação científica com a presença do editor da Revista Diversa, da UFMG, Flávio de Almeida, e a coordenadora do Programa de Comunicação Científica da Fapemig e diretora de Redação da Revista Minas Faz Ciência, Vanessa Fagundes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...