Pular para o conteúdo principal

UFJF LANÇA NOVA EDIÇÃO DA REVISTA A3

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança, nesta segunda-feira, 27, a quarta edição da revista de jornalismo científico e cultural “A3”, que integra o projeto de divulgação científica da instituição. O evento, aberto ao público, acontecerá às 14h no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Para a secretária de Comunicação da UFJF e editora-chefe da revista, Christina Musse, a revista chega ao seu quarto número com diversos artigos que demonstram a sua maturidade e qualidade editorial. “Este é o grande compromisso de um instrumento de jornalismo científico e cultural. Fazer a diferença no conteúdo e formato e formar leitores com mais possibilidades de interpretar o mundo que pode estar contido na sua aldeia” ressalta. 
 
“A Universidade é fonte para boas matérias, mas você conseguir transformar a boa ideia em um produto concreto é muito difícil e, ao mesmo tempo, muito gratificante”, avalia Christina
“Imaginar as coisas é fácil, mas viabilizar a revista transformando em algo que seja sedutor, interessante, informativo é o que eu acho mais difícil. A Universidade é fonte para boas matérias, mas você conseguir transformar a boa ideia em um produto concreto é muito difícil e, ao mesmo tempo, muito gratificante”, completa.

O reitor Henrique Duque também acredita que o projeto vem fortalecendo a produção científica e cultural da Universidade. “Com a Revista A3, que se aperfeiçoa e se consolida a cada edição, a UFJF cumpre dois importantes objetivos: primeiro, constitui um espaço editorial de qualidade para refletir a produção científica e cultural da Universidade, cada vez mais intensa, inovadora e de excelência. E, ao mesmo tempo, compartilha com a comunidade o que está sendo pesquisado, desenvolvido e refletido no interior dos nossos programas de pesquisa e pós-graduação e na vida rica e dinâmica das nossas unidades acadêmicas. Nossa instituição somente se valoriza, interna e externamente, nas páginas da A3”.

Os dez mil exemplares serão distribuídos em universidades, empresas parceiras da instituição, locais de convivência da UFJF, centros de pesquisa, bibliotecas e até mesmo instituições estrangeiras. A “A3” também poderá ser acessada na íntegra em sua versão online, na página da UFJF.

Ao falar sobre o conteúdo da revista, Christina explica que as matérias da A3 são de diversas áreas do conhecimento. “Eu costumo brincar que a A3 tem um cardápio muito rico, porque a gente procura não privilegiar apenas uma área do conhecimento e nesse número a gente tem algumas matérias de destaque. A matéria de capa, por exemplo, aborda a questão da mobilidade nas grandes cidades e também nas de porte médio. A gente também tem várias outras matérias interessantes que revelam pesquisas desenvolvidas na Universidade, como a do quadricóptero, que é um pequeno equipamento para facilitar o acesso à uma torre de distribuição de energia elétrica”, explica. 
 
Christina também elogia o retorno positivo que a revista tem recebido.“Muita gente não sabe o que a Universidade produz e se encanta ao ver o conteúdo da nossa revista. É muito bom quando isso acontece, é um reconhecimento muito positivo”.

Para o lançamento foi organizado um encontro sobre divulgação científica com a presença do editor da Revista Diversa, da UFMG, Flávio de Almeida, e a coordenadora do Programa de Comunicação Científica da Fapemig e diretora de Redação da Revista Minas Faz Ciência, Vanessa Fagundes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...