Pular para o conteúdo principal

ALMG INSTAURA CPI DA TELEFONIA

Os deputados designados para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia foram escolhidos na quarta-feira, 12, em Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Sete deputados indicados pelas lideranças do Legislativo estadual são membros efetivos da comissão, e outros sete suplentes. 
 
Pelo Bloco Transparência e Resultado, foram designados como membros efetivos da CPI da Telefonia os deputados Lafayette Andrada, Zé Maia e João Leite, todos do PSDB. Os suplentes são os deputados Bonifácio Mourão (PSDB), Gustavo Valadares (PSD) e Célio Moreira (PSDB). Pelo Bloco Avança Minas, o membro efetivo é o deputado Romel Anízio (PP), tendo como suplente Rômulo Veneroso (PV). 
 
Já pelo Bloco Minas Sem Censura, os efetivos são os deputados Adalclever Lopes (PMDB) e Ulysses Gomes (PT), tendo como suplentes Cabo Júlio (PMDB) e Elismar Prado (PT). Por fim, pelo PDT o membro efetivo é o deputado Sargento Rodrigues, tendo como suplente Carlos Pimenta.

A primeira reunião da CPI ocorreu nesta terça-feira (18), onde elegeram o deputado Zé Maia (PSDB) como Presidente da CPI da Telefonia, e o vice-presidente, o deputado Ulysses Gomes (PT). O relator será o deputado João Leite (PSDB)

Os parlamentares terão prazo de 120 dias para realizar as apurações, período que pode ser prorrogado por mais 60 dias. Os Parlamentares vão investigar o motivo da queda da qualidade dos serviços das operadoras em Minas.

Segundo Lafayette Andrada, membro efetivo da Comissão, o intuito da CPI é analisar a má qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas de telecomunicações móveis. “A CPI é uma necessidade, tendo em vista os altos índices de reclamações. Para ele, a CPI deverá se aprofundar na má prestação de serviços, os altos preços das tarifas e a expansão da telefonia móvel aos distritos e povoados de Minas Gerais”. Afirmou o parlamentar.

Entre os problemas que a CPI da telefonia pretende apurar estão a falta de investimentos e a defasagem tecnológica das empresas do setor, bem como a existência de áreas com cobertura deficiente ou inexistente. De acordo com dados do Procon da Assembleia, a principal queixa dos consumidores em relação às operadores no estado é a cobrança indevida, que responde por mais da metade das reclamações. Em segundo lugar estão falhas relacionadas com a conta. Já na terceira posição estão irregularidades contratuais.

A CPI ainda pretende investigar a queda frequente de ligações telefônicas e a má prestação de serviços na transmissão de dados e, ainda, verificar a forma de cobrança e a resolutividade das centrais de atendimento na solução das reclamações dos consumidores. Um dos desafios da comissão é constatar se as empresas venderam mais linhas do que a rede ofertada por elas consegue suportar. O que poderia estar causando a queda na qualidade das ligações e dos serviços.

As investigações começam na próxima semana, a comissão se reunirá toda terça-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...