Pular para o conteúdo principal

PRA SACUDIR


Por Quê           

O QUE LEVA UM GRUPO DIVERSO DE JORNALISTAS MINEIROS A DISPUTAR, PELA PRIMEIRA VEZ, UMA ELEIÇÃO DO SEU SINDICATO? A CERTEZA DE QUE, DESDE O FIM DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA, NUNCA HOUVE UM MOMENTO TÃO INCERTO PARA O EXERCÍCIO DA NOSSA PROFISSÃO.

Nosso diploma perdeu seu valor. As condições de trabalho se tornam cada vez mais precárias. Há gritante falta de segurança e de condições básicas - no calor das ruas e na pressão das redações - para buscar a notícia. Nossa integridade física está em risco. Há censura, assédio moral e demissões arbitrárias, além de pouca organização sindical e pouca integração entre a categoria. Nunca o sindicato foi tão necessário.

A recente onda de manifestações brasileiras e o fogo cruzado em que nos encontramos mostra a fragilidade da nossa situação. A população, muitas vezes, não enxerga o jornalista como um porta-voz de interesses públicos e sim privados. Muitos repórteres precisam sair às ruas com seus crachás escondidos para evitar agressões. De heróis, à la Clark Kent, passamos a vilões. Alguns chegam a crer que não somos mais necessários. Sim, nós somos. E provar isso é o desafio ao qual nos propomos.

A construção de um sindicato dos jornalistas jovem, forte, renovado, e independente em Minas Gerais é também um elemento fundamental na sustentação da democracia, dentro do nosso estado e no país. Respondemos pelo interesse público, somos fiadores da verdade e devemos lutar para que esse trabalho possa ser realizado sem amarras ou outras intervenções.

O mundo da comunicação está mudando. A imprensa tradicional está em crise e novas formas de atuação para o jornalista se abrem todos os dias. Um novo jornalismo está em gestação e temos que atuar de maneira construtiva nesse cenário, incorporando aqueles que ainda estão longe de sua entidade de representação, que é o sindicato.

Sindicato bom é sindicato forte. Para trazer todos ao centro do debate, para construir propostas e consensos que alterem a nossa realidade, para sair da mesmice, para transformar. Somos muitos jornalistas em Minas Gerais. Estamos em quase todos os lugares: nas redações, nas assessorias, trabalhando no terceiro setor, nos governos, nas empresas ou como free-lancers. Porém, não estamos dentro do nosso sindicato. Não estamos unidos e não estamos juntos. Chegou a hora de juntar, de sacudir.

Nosso movimento é novo, amplo, independente, aberto a todos que quiserem contribuir com suas ideias, anseios, propostas e projetos para a entidade. Somos o Movimento Pra Sacudir, a Chapa 2 que disputa a eleição do Sindicato dos Jornalistas. E pedimos o seu voto, seu apoio e seu envolvimento com a eleição da nossa entidade, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de abril. Queremos fazer Jornalismo, com letra maiúscula e qualidade. Vamos lutar por esse direito.

Junte-se a nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.