Pular para o conteúdo principal

MOSTRA CINEMATOGRÁFICA NA UFJF EXIBE PRODUÇÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA

Produção de Moçambique, o longa “O Grande Bazar” abre a mostra
A II Mostra de Cinema Africano exibirá na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) cinco filmes que compõem o cinema independente do continente. A abertura do evento acontece nesta quarta-feira, 4, às 19h, no antigo Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH). 

A mostra é promovida pela Faculdade de Letras e pela Pós-Graduação em Estudos Literários, em uma parceria especial com a Universidade Queen Mary College, de Londres, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os participantes receberão certificados e as inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria da Faculdade de Letras, no campus universitário. 

A produção cinematográfica africana tem grande comprometimento com questões culturais e de identidade nacional. A mostra trabalha com filmes de países da África de língua portuguesa.

Confira a sinopse dos filmes que serão exibidos na mostra cinematográfica:

Dia 04/06 - 19h
O GRANDE BAZAR de Moçambique
Licinio Azevedo | 2006 | Drama | 56min
Sinopse: Num grande mercado de Moçambique, dois garotos enfrentam os desafios que lhes são impostos. Um não quer mais morar com as tias violentas e prefere viver na rua, enquanto o outro precisa recuperar o dinheiro que lhe foi roubado, para poder voltar para casa.
Dia 05/06 - 17h
O HERÓI de Angola
Zézé Gamboa | 2004 | Drama | 97min
Sinopse: Após trinta e seis anos de guerra, Angola é um país dilacerado cuja população luta desesperadamente por uma mudança. Vitório, mutilado de guerra, é um herói entre milhares, a sua luta para conseguir uma vida normal é um épico no dia a dia de Luanda.
NA CIDADE VAZIA de Angola.
Maria João Ganga| 2004 | Drama | 90min
Sinopse: Fugindo da guerra civil, um grupo de crianças chega ao aeroporto de Luanda. Desde sua chegada, N’dala se solta e parte para a descoberta da cidade. Como uma religiosa o procura, o órfão descobre uma cidade abandonada e sonha de voltar à sua terra para lá reencontrar os parentes mortos. O filme foi a segunda obra cinematográfica a ser produzida em Angola após a guerra civil e o primeiro filme angolano a ser realizado por uma mulher, Maria João Ganga.
Dia: 06/06 - 17h
NHÁ-FALA de Guiné-Bissau
Flora Gomes | 2002 | Musical/Comédia | 110min |
Sinopse: Em Cabo Verde, todos os acontecimentos que regem a vida social viram música. Mas na família da jovem Vita, uma lenda promete a morte a quem tentar se envolver com a música. Na França, onde Vita estuda, ela encontra Pierre, músico, por quem se apaixona. Ela canta e Pierre descobre a beleza de sua voz e a convence a gravar um disco que se torna sucesso. Mas Vita desafiou a tradição, e decide então voltar à casa para confessar à sua família e receber o castigo.
TERRA SONÂMBULA de Moçambique
Teresa Prata | 2007 | Drama | 103min
Sinopse: No meio da guerra civil de Moçambique, o menino Muidinga quer apenas reencontrar seus pais. Encontrado em um campo de refugiados por Tuahir, o garoto teve uma terrível doença que fez com que ele não consiga mais se lembrar de nada do seu passado, o que dificulta ainda mais sua desesperada busca. Mesmo assim, os dois seguem viagem tentando encontrar alguma pista que os faça chegar enfim à família de Muidinga. O filme é baseado no livro de mesmo nome do escritor moçambicano Mia Couto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...