Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE: NOVO ATERRO SANITÁRIO COMEÇA A OPERAR EM TRÊS PONTAS

Desde segunda feira, 7, o município de Três Pontas, no Sul de Minas, passou a destinar seus resíduos para um local melhor, mais adequado que o anterior. O novo Aterro Sanitário começou a operar, e agora a cidade está depositando seu lixo de uma maneira ecológica, sem agredir os lençóis freáticos, e com menos emissão de gás metano na atmosfera.

Ao contrário do aterro controlado (que era usado anteriormente), o Aterro Sanitário já possui sistemas que protegem, e reduzem os riscos de impactos ambientais, como: sistema de impermeabilização de base e laterais; sistema de recobrimento diário dos resíduos; sistema de coleta, drenagem e tratamento de lixiviados (chorume e água pluvial); sistema de coleta e tratamento dos gases; sistema de drenagem superficial; sistema de monitoramento técnico e ambiental.

Abaixo do local de depósito do lixo existe uma camada impermeabilizante impede que o chorume infiltre no solo. Os drenos da base coletam o líquido e encaminham à uma Estação de Tratamento, para que depois seja lançado no meio ambiente, de acordo com os padrões da legislação ambiental. Os drenos verticais realizam a coleta dos gases (metano) gerados pela decomposição do lixo, que são queimados e lançados na atmosfera. Outra opção muito interessante é a produção de energia elétrica a partir do metano, esta opção já é encontrada nos aterros sanitários mais avançados no Brasil.

Mesmo com esse novo destino para lixo, é extremamente importante a participação na Coleta Seletiva Solidária, projeto que foi implantado recentemente pelo município, e que visa recolher os resíduos secos, e destiná-los para a Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar). Isso ajuda a aumentar a vida útil do aterro, além de evitar mais ainda os impactos ambientais causados pelo despejo do lixo.

Após o término da vida útil do aterro sanitário, acontece a aplicação de camada impermeabilizante e solo fértil para implantação de cobertura vegetal. É também realizada a implantação do sistema de drenagem superficial, visando impedir a infiltração de água pluvial no maciço de lixo. Ao longo da operação do Aterro Sanitário também há o acompanhamento da qualidade do ar, da água subterrânea e superficial. O aterro Controlado, que era usado anteriormente foi coberto por terra e gramíneas, o que diminuirá os impactos ambientais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...