![]() |
Poços de Caldas |
Pelo quinto ano consecutivo, Belo Horizonte é a cidade mineira que mais favorece o surgimento de novos empreendimentos e favorece o desenvolvimento de pequenos negócios. É o que mostra a Pesquisa Índice de Competitividade Municipal, que compara o grau de competitividade dos 853 municípios mineiros e das oito regiões de planejamento do Sebrae Minas.
A pesquisa, realizada pelo Sebrae Minas desde 2010, aponta características locais que podem gerar vantagens competitivas ou criar obstáculos para o desenvolvimento das empresas. O Índice de Competitividade é baseado em cinco características: performance econômica, suporte aos negócios, capacidade de alavancagem do governo, quadro social e infraestrutura.
Os indicadores são baseados no Índice de Competitividade das Nações, que é calculado pelo International Institute for Management Development (IMD), que mede a capacidade do país de criar e manter um ambiente competitivo para as empresas. De acordo com o estudo, a capital mineira se sobressaiu no aspecto suporte aos negócios e infraestrutura, porém o fator econômico é o de maior possibilidade de melhoria no município.
Entre as cidades mineiras que possuem o melhor ambiente para o desenvolvimento dos pequenos negócios estão, além de Belo Horizonte, Uberlândia, Nova Lima, Juiz de Fora, Uberaba, Poços de Caldas, Varginha e Sete Lagoas. Essas cidades mantiveram o mesmo desempenho na pesquisa de 2013.
Já a cidades de Divinópolis subiu de 10ª para 8ª posição e Pouso Alegre, que estava na 11º passou a ocupar o 10º lugar. Por outro lado, Ipatinga caiu da 8ª colocação para 13ª. As regionais Centro de Minas e Triângulo tiveram o melhor desempenho, seguidas pelas regionais Sul, Zona da Mata, Rio Doce, Noroeste e Norte de Minas, respectivamente. O Vale do Jequitinhonha repetiu o resultado do último ano e foi a região com o mais baixo Índice de Competitividade.
O estudo também avaliou os municípios que apresentaram os menores índices foram: Setubinha, Santo Antônio do Retiro, Frei Lagonegro, São João das Missões, Bonito de Minas, Pai Pedro, Fruta de Leite, Ladainha, Catuji e Novo Oriente de Minas.
por Simone Guedes - da Agência Sebrae de Notícias
-----------------------------------------------------------------
Índice de Competitividade Municipal baseia-se nos fatores:
Performance econômica, que abrange os aspectos relacionados à atividade econômica, ao comércio internacional, à remuneração e ao emprego.
Suporte aos negócios, compreendendo o mercado de trabalho, instituições de apoio e multiplicidade da economia.
Capacidade de alavancagem do governo, que inclui finanças públicas.
Quadro social, que engloba os principais indicadores sociais.
Infraestrutura, que considera a infraestrutura básica, educação, saúde e meio ambiente.
Comentários