Pular para o conteúdo principal

CIDADES PARA EMPREENDER

Poços de Caldas

Pelo quinto ano consecutivo, Belo Horizonte é a cidade mineira que mais favorece o surgimento de novos empreendimentos e favorece o desenvolvimento de pequenos negócios. É o que mostra a Pesquisa Índice de Competitividade Municipal, que compara o grau de competitividade dos 853 municípios mineiros e das oito regiões de planejamento do Sebrae Minas.

A pesquisa, realizada pelo Sebrae Minas desde 2010, aponta características locais que podem gerar vantagens competitivas ou criar obstáculos para o desenvolvimento das empresas. O Índice de Competitividade é baseado em cinco características: performance econômica, suporte aos negócios, capacidade de alavancagem do governo, quadro social e infraestrutura.

Os indicadores são baseados no Índice de Competitividade das Nações, que é calculado pelo International Institute for Management Development (IMD), que mede a capacidade do país de criar e manter um ambiente competitivo para as empresas. De acordo com o estudo, a capital mineira se sobressaiu no aspecto suporte aos negócios e infraestrutura, porém o fator econômico é o de maior possibilidade de melhoria no município.

Entre as cidades mineiras que possuem o melhor ambiente para o desenvolvimento dos pequenos negócios estão, além de Belo Horizonte, Uberlândia, Nova Lima, Juiz de Fora, Uberaba, Poços de Caldas, Varginha e Sete Lagoas. Essas cidades mantiveram o mesmo desempenho na pesquisa de 2013.

Já a cidades de Divinópolis subiu de 10ª para 8ª posição e Pouso Alegre, que estava na 11º passou a ocupar o 10º lugar. Por outro lado, Ipatinga caiu da 8ª colocação para 13ª. As regionais Centro de Minas e Triângulo tiveram o melhor desempenho, seguidas pelas regionais Sul, Zona da Mata, Rio Doce, Noroeste e Norte de Minas, respectivamente. O Vale do Jequitinhonha repetiu o resultado do último ano e foi a região com o mais baixo Índice de Competitividade. 

O estudo também avaliou os municípios que apresentaram os menores índices foram: Setubinha, Santo Antônio do Retiro, Frei Lagonegro, São João das Missões, Bonito de Minas, Pai Pedro, Fruta de Leite, Ladainha, Catuji e Novo Oriente de Minas.
por Simone Guedes - da Agência Sebrae de Notícias

-----------------------------------------------------------------
Índice de Competitividade Municipal baseia-se nos fatores:

Performance econômica, que abrange os aspectos relacionados à atividade econômica, ao comércio internacional, à remuneração e ao emprego.
Suporte aos negócios, compreendendo o mercado de trabalho, instituições de apoio e multiplicidade da economia. 
Capacidade de alavancagem do governo, que inclui finanças públicas.
Quadro social, que engloba os principais indicadores sociais.
Infraestrutura, que considera a infraestrutura básica, educação, saúde e meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...