Pular para o conteúdo principal

JUIZ DE FORA DISCUTE IMPLANTAÇÃO DA APAC


O funcionamento da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) foi discutido ontem, 1º de dezembro, durante audiência pública realizada na comarca de Juiz de Fora. No evento, que reuniu autoridades e pessoas da sociedade civil, foram abordados os aspectos jurídicos e sociais relacionados à metodologia apaquiana. 

A audiência pública também foi realizada com a finalidade de esclarecer dúvidas da comunidade sobre as formas de trabalho de uma Apac. A audiência foi realizada no salão do Tribunal do Júri do Fórum Benjamin Colucci. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Programa Novos Rumos, é um apoiador das iniciativas de implantação das Apacs no Estado.

A audiência teve também a presença de autoridades, de membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Justiça Federal.

Reincidência
A Apac é uma entidade civil dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Promove o cumprimento humanizado da pena, de forma a diminuir a reincidência criminal.

Atualmente, no Estado, existem 36 Apacs em funcionamento e outras 61 em implantação. Desde 2006, o governo do Estado tem dedicado recursos para a construção dos Centros de Reintegração Social das Apacs recomendados pelo TJMG. A vaga na Apac custa um terço do valor gasto para manter um condenado em penitenciária do sistema comum. A reincidência de quem cumpre pena na associação também é bem menor, em torno de 15%. No sistema comum, esse percentual é de 70%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho