Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA DE ÁGUA



O Câmpus Pouso Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) dá exemplo com sistema de reaproveitamento da água das chuvas.

A escola possui um sistema de reservatórios que coleta a água das chuvas do ginásio de esporte. São 24 mil litros de água destinados à irrigação de plantas do jardim do Câmpus. 

A ideia é ampliar essa reserva de água, instalando o sistema em todos os prédios e utilizar o recurso também como reserva para incêndios nos blocos que estão sendo concluídos. 

“Economizamos a água tratada que utilizamos no Câmpus, consumindo menos, e aproveitamos um recurso que estaria perdido caso não fosse utilizado”, disse o diretor do Câmpus Marcelo Bottazzini.

Segundo o diretor, esse sistema de coleta de água da chuva poderia ser implantado em qualquer construção através de um sistema de calhas no telhado, interligado a reservatórios. Para pequenas construções, essa água não poderia ser utilizada para o consumo ou higiene pessoal, pois seria necessário o tratamento para retirada de resíduos sólidos e para que o recurso fosse cloretado. Mas para a utilização na irrigação de plantas, descargas sanitárias, lavagem pisos e em casos de incêndio, não há o risco de contaminação.


“Seria muito importante que todas as edificações tivessem um sistema de coleta e armazenagem de água para esse uso, certamente nós reduziríamos o consumo e não deixaríamos as águas irem para o sistema de drenagem pública que lá na frente causariam problemas de alagamento”, explicou Bottazzini.

Marcelo citou a cidade de São Paulo como exemplo de como um sistema de captação das águas da chuva seria importante para o meio ambiente e para se evitar casos de alagamentos como os que ocorrem com frequência. De acordo com ele, a água dos telhados dos prédios poderia ser bombeada para o reservatório Cantareira, não causariam tantos transtornos e estaria sendo reutilizada. Uma questão de investimento.

“Como até hoje tivemos muita fartura de água no Brasil, nenhum Município se preocupou em fazer esse reúso, mas há casos de indústrias e shoppings que já fazem isso há muito tempo. Só falta o Poder Público tomar isso como prioridade e desenvolver um sistema desses. Do ponto de vista público, custará um bom dinheiro, mas ao longo do tempo será um grande benefício para toda a sociedade”.
com Luciene de Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho