Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA GARANTE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE ECONÔMICA

Transporte circular interno no Campus da Ufla
Estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Medicina (com renda per capita de até 1,5 salário mínimo), ou que tenham etnia indígena ou pertençam a alguma comunidade quilombola, podem requerer um benefício do Ministério da Educação (MEC): a bolsa permanência. 

Trata-se de um auxílio financeiro concedido pelo Governo Federal com o objetivo de contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e dos indígenas e quilombolas.

De acordo com as normas do programa, podem requerer a bolsa estudantes cujos cursos de graduação têm carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias. Apenas Medicina Veterinária e Medicina se enquadram nesse requisito. Já os estudantes de origem indígena ou de comunidades quilombola podem estar matriculados em outros cursos.

A bolsa será concedida por até dois semestres além do tempo regulamentar do curso de graduação em que o estudante estiver matriculado. Assim, se a previsão do curso é de 4 anos, o aluno poderá receber a bolsa por dois semestres além desse prazo.

Para se cadastrar, o estudante deve preencher o formulário próprio disponível no site do Programa Bolsa Permanência. 

O segundo passo é apresentar à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresentar os documentos comprobatórios exigidos, conforme estabelecido no regulamento, além do termo de compromisso. A solicitação para a bolsa tem fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o benefício a qualquer momento.

Aos estudantes beneficiados serão concedidas bolsas mensais com valor semelhante ao de uma bolsa de iniciação científica (R$400,00). Para estudantes indígenas e quilombolas, o valor é o dobro ou mais que a bolsa paga aos demais estudantes, em razão das especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal. 

A Bolsa Permanência é acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas e com auxílios criados por atos próprios das instituições federais de ensino superior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho