A Autopista Fernão Dias, concessionária do Grupo Arteris, responsável pela administração da BR-381 entre Belo Horizonte e a Grande São Paulo, concluiu nos últimos 18 meses 130 obras presentes no contrato de concessão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com ganhos importantes para a segurança e a fluidez do tráfego da rodovia.
A empresa trabalha agora na conclusão dos últimos oito empreendimentos previstos. Serão mobilizados quase R$ 300 milhões neste trabalho.
Os empreendimentos diminuem as interferências do tráfego de longa distância no trânsito das cidades atendidas, assim como são fundamentais para a redução do número de acidentes fatais na Fernão Dias.
Agora, com entregas já realizadas em outros trechos, o foco dos trabalhos está na região metropolitana de Belo Horizonte e em Atibaia (SP). Até o momento as obras realizadas geraram 200 empregos diretos e aproximadamente 840 empregos indiretos.
Atualmente estão em curso na Grande Belo Horizonte obras para a implantação de 49,52 km de terceiras faixas, sendo que 5,58 km já foram entregues, além de 18,95 km de ruas laterais executadas em 2014. O principal trecho em obras está em Contagem e Betim, com 26 km de terceiras faixas que tiveram início em fevereiro deste ano com cronograma previsto para execução dessa obra em 12 meses.
Com a realização desta obra os pontos de ônibus serão remanejados para as vias laterais proporcionando segurança aos pedestres e melhor trafegabilidade aos usuários da via.
As obras em curso em Betim também vão propiciar o acesso da rodovia Fernão Dias à Avenida dos Bandeirantes em todas as direções.
No local a Autopista está construindo um trevo em desnível com alças de acesso. Antes das obras de duplicação da estrada, em 2005, esse era o principal acesso à cidade. O empreendimento está em estágio avançado, acima do percentual determinado pela ANTT, e deve ser entregue para a população no segundo semestre deste ano.
A Autopista Fernão Dias está implantando em São Joaquim de Bicas um dispositivo em desnível no km 506, cujo objetivo principal é garantir que os caminhões carregados com minério de ferro não tenham que entrar na área urbana do município.
A região metropolitana já havia sido contemplada com a construção do Contorno de Betim, com recursos da ordem de R$ 78 milhões, obra com 8,13 km de extensão entregue em outubro de 2013 e que permite que uma média de 56 mil veículos por dia não tenham que cruzar a área urbana de Betim.
Obras em andamento
Construção de trevo em desnível - São Joaquim de Bicas/MG
Construção de trevo em desnível - Betim/MG
26 km de execução de terceiras faixas - entre Betim e Contagem/MG
18 km de execução de terceiras faixas - entre Igarapé e Brumadinho e Itaguara/MG
16 km de execução de terceiras faixas - Atibaia/MG
Trechos em serra mais seguros e com maior fluidez
O programa de obras da Autopista Fernão Dias também tem como prioridade melhorar o nível de serviço da rodovia nos trechos de serra, os quais tendem a ter menor velocidade principalmente em função do tráfego de caminhões.
Dentro deste objetivo, as regiões de serra próximas a Belo Horizonte estão recebendo 18,9 km de terceiras faixas, mais especificamente nos municípios de Igarapé, Brumadinho, e Itaguara. Estes vão permitir que veículos leves façam ultrapassagens de caminhões de forma segura, o que também se refletirá em maior fluidez do tráfego.
Passarelas impulsionam redução nos índices de acidentes
As cidades ao longo do trecho também foram beneficiadas pela construção de 50 passarelas que contribuem para a maior segurança dos pedestres, tanto que no período 2009-2014 o número de acidentes fatais envolvendo atropelamento de pedestres e ciclistas apresentou uma redução de 69%. Atualmente, a Fernão Dias conta com 84 passarelas instaladas nas áreas de maior aglomeração urbana.
Com a implantação das passarelas houve uma diminuição dos atropelamentos que se refletiu na redução do total de acidentes fatais na rodovia. Enquanto em 2009 foram registrados 192 acidentes fatais, o número decresceu para 90 em 2014. Desta diferença de 102 casos, 62 tiveram origem na redução dos atropelamentos.
Outra ação adotada para atender melhor o tráfego local foi a revitalização de 64 acessos. A melhor sinalização e organização do tráfego com a implantação das faixas de aceleração e desaceleração também é um fator para melhora de segurança e diminuição de colisões.
Segregação do tráfego urbano e de longa distância
"A maior segregação do tráfego de longa distância do trânsito urbano, foi uma das prioridades do programa de obras estabelecido pela ANTT", explica o diretor superintendente da Autopista Fernão Dias, Helvécio Tamm, que lidera uma equipe de 906 colaboradores.
Há algumas décadas, conforme explica o diretor superintendente, a prioridade do governo federal era garantir que as estradas brasileiras chegassem aos municípios, o que colaborou para o desenvolvimento deles. Só que as cidades cresceram e as rodovias se transformaram em importantes vias de trânsito urbano, o que criou conflito com tráfego de longa distância. "As obras promovidas pela Autopista minimizam esse impacto, pois segregam os diferentes tipos de tráfego", afirma Tamm.
A construção dos contornos, como o construído em Betim, além de arcos metropolitanos, é um reflexo da tendência de diminuir o impacto do tráfego rodoviário na rotina das cidades.
Os 37 km de ruas laterais no percurso da Fernão Dias foram construídos sobre áreas antes ocupadas por pistas de terra, paralelas às pistas principais e que concentravam residências, estabelecimentos comerciais e distritos industriais. No entanto, essas regiões contavam com o tráfego desorganizado. Com as intervenções realizadas, o acesso à rodovia ficou mais organizado, reduzindo o risco de colisões. Todos os trechos, localizados em 15 municípios, também foram beneficiados com iluminação.
Programa de obras na Rodovia Fernão Dias
88 km de terceiras faixas em 17 municípios
43 km de ruas laterais em 15 municípios
50 novas passarelas
4 novos trevos
67 melhorias de acessos existentes
22 melhorias de intersecções existentes
10 complementações de obras inacabadas do DNIT
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