Pular para o conteúdo principal

RÔMULO BUSCA INFORMAÇÕES SOBRE RECENTE FALTA DE ÁGUA EM VARGINHA


Após a interrupção de abastecimento de água ocorrida em alguns bairros de Varginha, no Sul de Minas, na última semana, a Câmara de Vereadores procurou a Copasa para saber o motivo do problema.

O presidente da Casa, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, acompanhado do líder comunitário, Dilermando Silva, foi até a Estação de Abastecimento da Copasa, que fica no bairro da Vargem e distribui a água captada no Ribeirão Santana. 

Eles foram recebidos pelo gerente do distrito do Rio Verde, Marco Aurélio Ribeiro, que explicou tudo que a Companhia tem feito para sanar o problema e evitar que novas interrupções aconteçam. 

“Ocorreu um fato histórico na cidade. Na última semana, Varginha registrou a menor vazão de água de todos os tempos no Ribeirão Santana. Esse foi o grande problema que impediu que a água chegasse a alguns locais, mas resolvemos a questão com a implantação de mais uma bomba no Rio Verde, totalizando três bombas de captação e agora 100% da cidade está abastecida”, explicou Marco Aurélio.

O vereador Rômulo questionou se esse fato histórico ocorreu devido a falta de chuvas. “Também é um dos motivos. A seca baixou muito o nível do Ribeirão Santana, mas o consumo elevado por causa do calor, com o enchimento de piscinas, utilização de mangueira e outros desperdícios são grande responsáveis também. A população tem que ter consciência que a água é um bem precioso, não pode ser jogada fora”, respondeu Marco Aurélio.

A Câmara de Vereadores de Varginha tem feito sua parte reduzindo o consumo de água em suas atividades diárias e promovendo uma campanha nas redes sociais de conscientização sobre o desperdício de água. 

“É muito importante que todos façam sua parte. Nós, vereadores, temos trabalhado muito para encontrar soluções. Eu mesmo já apresentei uma iniciativa na Câmara sugerindo que a Prefeitura conceda descontos no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU - dos contribuintes que possuam e efetivamente utilizem reservatórios de águas pluviais e áreas permeáveis. Um pouco de cada um resulta em bastante economia no final e o benefício é para todos”, disse Rômulo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene, mas, infelizmente, em Varginha essa média não é atendida. Os moradores da cidade gastam cerca de 200 litros por dia. Um excedente de 90 litros por dia por pessoa que poderia estar sendo economizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...