Pular para o conteúdo principal

PREVENÇÃO: VÍDEOS E IMAGENS DE DRONES IDENTIFICAM ÁREAS DE RISCO EM TRÊS CORAÇÕES


O Corpo de Bombeiros está realizando o mapeamento das áreas de risco em Três Corações e região. De acordo com tenente Adriano de Almeida, existe a lei 12.608 que versa sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Ela estabelece quais são os deveres e obrigações da União, Estados e Municípios, inclusive da corporação Corpo de Bombeiros e com isto foi necessário executar este trabalho e fazer com o apoio das instituições o mapeamento das áreas de risco. 

A ação tem o apoio da prefeitura por meio das secretarias de Comunicação e Relações Institucionais e do Meio Ambiente, juntamente com a Defesa Civil. No trabalho de identificação das áreas de risco, eles estão utilizando um drone, pilotado e cedido gratuitamente pelo servidor municipal Alexandre Almeida, da Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Institucionais. 

O equipamento está sendo aproveitado para fazer vídeos e imagens aéreas das principais áreas que estão mapeando. Este trabalho irá propiciar a elaboração de um plano de contingência para o município, estabelecendo as áreas de risco e o que deve ser feito, além de determinar quais são as agências determinadas a atuar em cada tipo de risco identificando um eventual desastre.

“Nosso trabalho é identificar quais são os riscos existentes no município, entre eles os principais: inundação, deslizamento e escorregamento de terra. A fração de bombeiros de Três Corações é responsável por 10 municípios incluindo Três Corações", explicou o tenente Adriano de Almeida, da guarnição do Corpo de Bombeiros de Três Corações.

O tenente destaca que já foi realizado um encontro com todas as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec) para alinhar as estratégias na busca e no mapeamento das áreas de risco em cada município.

Ainda segundo Adriano de Almeida, o levantamento é muito importante porque ajuda na organização e nas atitudes de prevenção junto com a população. “A participação da população e da Defesa Civil é muito significativa, através do conhecimento e do treinamento preventivo que o Corpo de Bombeiros irá propiciar é possível uma meta ambiciosa de prever os eventos desastrosos da região e minimizar futuros danos”, afirma.

Em janeiro de 2011, a cidade de Três Corações enfrentou uma situação crítica por causa das enchente. A cidade teve cerca de 400 pessoas desalojadas e os rios Verde e do Peixe, que cortam a cidade, atingiram níveis bem acima do nível normal. 

Residências próximas ao leito do Rio Verde foram as primeiras afetadas na enchente de 2011

Pelo menos oito bairros foram alagados: Cinturão Verde, Vila Viana, Triângulo, Santana, Parque Jussara, Jardim América, Santa Teresa e Cotia. O Cinturão Verde foi um dos mais afetados. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...