Pular para o conteúdo principal

MATÉRIA DO PROGRAMA SÁBADO ANIMAL RETRATA O SISTEMA URUBU

O professor da UFLA e coordenador do CBEE, Alex Bager, em entrevista no programa Sábado Animal

O quadro “Expedição Aventura” do programa Sábado Animal da rede televisiva Bandeirantes (Band), exibido no último dia 26 de dezembro percorreu as estradas brasileiras para mostrar a quantidade de animais que ainda morrem atropelados por conta da imprudência de muitos motoristas.

A reportagem contou com entrevista do professor Alex Bager, do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). 

O professor falou sobre o impacto dos atropelamentos na fauna brasileira. “O atropelamento parece ser o maior impacto direto que o ser humano pode causar a biodiversidade. Ele é maior que o tráfego de animais silvestres, que a caça, e provavelmente maior que se somado tudo isso”, ressaltou Alex Bager.

Hoje, estima-se que anualmente cerca de 475 milhões de animais morrem atropelados nas estradas brasileiras. A cada segundo seriam 15 animais mortos. O professor explica que os animais mais atropelados são os pequenos vertebrados, como cobras, sapos, roedores, pequenas aves, dentre outros.

“Nós temos um país gigante em que resolver o problema em um trecho de 50, 100 km de estrada, apesar de importante não resolve o problema no Brasil. Então, nós temos que ter uma estratégia para reduzir esse impacto no Brasil como um todo”, destaca o professor.

“Uma das estratégias foi o desenvolvimento do Sistema Urubu, uma rede ligada a mortalidade da fauna. Através de um aplicativo gratuito a população pode auxiliar o Centro de Estudos, enviando fotos de animais atropelados. O sistema já conta com 16 mil seguidores”, complementou a reportagem.

Segundo o professor, os atropelamentos ocorrem em rodovias, estradas e ferrovias, sendo impossível a presença de pesquisadores em todos os casos. Assim, com o Sistema Urubu qualquer pessoa pode colaborar com informações.

Para utilizar o sistema, o interessado pode fazer o download do aplicativo gratuitamente no smartphone e, quando avistar um animal atropelado, é só fazer um registro fotográfico por meio do aplicativo, que automaticamente salva as coordenadas geográficas por meio do acesso ao GPS do aparelho. 

Os registros podem ser enviados posteriormente quando o usuário tiver melhor acesso à rede para envio de dados, pois os dados do GPS, a data e horário ficam registrados juntamente com a foto no sistema do aplicativo.

Depois de enviada, a imagem passa a compor o Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem (BAFS), sendo encaminhada para o CBEE para uma triagem dos locais onde mais ocorrem atropelamentos de fauna silvestre em todo o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...