Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS CONTRIBUI COM PROJETO SOBRE DETECTOR DE NEUTRINOS


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgou no último dia 20, reportagem sobre a instalação de um detector de neutrinos projetado para monitorar em tempo real o nível de atividade do reator nuclear da Usina Angra 2, em Angra dos Reis, no interior do Rio de Janeiro. 

O projeto conta com a participação do pesquisador da área de Física da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor Gustavo do Amaral Valdiviesso, do Instituto de Ciência e Tecnologia, campus Poços de Caldas, no Sul de Minas, e também de estudantes da universidade.

Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social da universidade, o pesquisador afirma que a física dos neutrinos passou por uma grande reforma e nem todos os aspectos do seu comportamento já são conhecidos. 

“Aprendemos muito e chegamos ao ponto em que os neutrinos são finalmente incorporados em nossas tecnologias: é o início da física aplicada de neutrinos”, esclarece.

Explicando todo o desenrolar do experimento que conta com a contribuição da UNIFAL-MG, Prof. Gustavo diz que a primeira das aplicações que estão por vir, está a chamada “salvaguarda nuclear”. 

“No combustível nuclear as mesmas reações que produzem energia (térmica, que depois é convertida em elétrica), também produzem neutrinos. Se você trabalha em algum dos prédios entre os reatores Angra 1 e Angra 2, por exemplo, pode chegar a ter 100 bilhões de neutrinos atravessando cada centímetro quadrado de seu corpo”, destaca.

“Felizmente, graças a sua baixíssima interação com a matéria, eles não produzem nenhum efeito biológico. De fato, reatores nucleares são a fonte de neutrinos mais intensa que temos à disposição e isto abre a possibilidade de utilizar tais neutrinos como indicadores, possibilitando acompanhar remotamente o que acontece dentro do combustível nuclear”, conclui.

O professor explica que quando levamos em consideração a radiação comum presente no ambiente, proveniente tanto das rochas quando da atmosfera, detectar um neutrino é como encontrar ‘a proverbial agulha num palheiro’. 

O pesquisador observa também que no Brasil isto fica fora de contexto, uma vez que a Eletronuclear, operadora de Angra 1 e Angra 2, é uma estatal. 

“No exterior é comum que usinas nucleares sejam privadas e a regulação de sua operação se dá através da fiscalização por parte de agências reguladoras. Um sistema como o nosso adicionaria uma ferramenta importante nesta relação, permitindo que as agências reguladoras possam obter informações diretamente do combustível nuclear de forma não invasiva”, comenta.

Participação da UNIFAL-MG
Segundo o pesquisador, na UNIFAL-MG é desenvolvido parte das simulações que nortearam a construção do experimento, bem como o desenvolvimento das técnicas de análise dos dados. 

Mas o professor afirma que não é apenas nas simulações que os pesquisadores da universidade querem ficar: dois projetos de pesquisa, um Universal CNPq e outro da FAPEMIG vêm ajudando a construir o primeiro laboratório de instrumentação para física de partículas da UNIFAL-MG.
com Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.