Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS CONTRIBUI COM PROJETO SOBRE DETECTOR DE NEUTRINOS


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgou no último dia 20, reportagem sobre a instalação de um detector de neutrinos projetado para monitorar em tempo real o nível de atividade do reator nuclear da Usina Angra 2, em Angra dos Reis, no interior do Rio de Janeiro. 

O projeto conta com a participação do pesquisador da área de Física da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor Gustavo do Amaral Valdiviesso, do Instituto de Ciência e Tecnologia, campus Poços de Caldas, no Sul de Minas, e também de estudantes da universidade.

Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social da universidade, o pesquisador afirma que a física dos neutrinos passou por uma grande reforma e nem todos os aspectos do seu comportamento já são conhecidos. 

“Aprendemos muito e chegamos ao ponto em que os neutrinos são finalmente incorporados em nossas tecnologias: é o início da física aplicada de neutrinos”, esclarece.

Explicando todo o desenrolar do experimento que conta com a contribuição da UNIFAL-MG, Prof. Gustavo diz que a primeira das aplicações que estão por vir, está a chamada “salvaguarda nuclear”. 

“No combustível nuclear as mesmas reações que produzem energia (térmica, que depois é convertida em elétrica), também produzem neutrinos. Se você trabalha em algum dos prédios entre os reatores Angra 1 e Angra 2, por exemplo, pode chegar a ter 100 bilhões de neutrinos atravessando cada centímetro quadrado de seu corpo”, destaca.

“Felizmente, graças a sua baixíssima interação com a matéria, eles não produzem nenhum efeito biológico. De fato, reatores nucleares são a fonte de neutrinos mais intensa que temos à disposição e isto abre a possibilidade de utilizar tais neutrinos como indicadores, possibilitando acompanhar remotamente o que acontece dentro do combustível nuclear”, conclui.

O professor explica que quando levamos em consideração a radiação comum presente no ambiente, proveniente tanto das rochas quando da atmosfera, detectar um neutrino é como encontrar ‘a proverbial agulha num palheiro’. 

O pesquisador observa também que no Brasil isto fica fora de contexto, uma vez que a Eletronuclear, operadora de Angra 1 e Angra 2, é uma estatal. 

“No exterior é comum que usinas nucleares sejam privadas e a regulação de sua operação se dá através da fiscalização por parte de agências reguladoras. Um sistema como o nosso adicionaria uma ferramenta importante nesta relação, permitindo que as agências reguladoras possam obter informações diretamente do combustível nuclear de forma não invasiva”, comenta.

Participação da UNIFAL-MG
Segundo o pesquisador, na UNIFAL-MG é desenvolvido parte das simulações que nortearam a construção do experimento, bem como o desenvolvimento das técnicas de análise dos dados. 

Mas o professor afirma que não é apenas nas simulações que os pesquisadores da universidade querem ficar: dois projetos de pesquisa, um Universal CNPq e outro da FAPEMIG vêm ajudando a construir o primeiro laboratório de instrumentação para física de partículas da UNIFAL-MG.
com Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/