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UFLA QUER ENTRAR NO MAPA DA MOBILIDADE URBANA

Está em estudo a viabilidade para a universidade do uso de bicicletas elétricas para deslocamentos no Campus


No último dia 9, o coordenador do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Arthur de Miranda Neto, participou de uma visita técnica ao Institut du Véhicule Décarboné et Communicant et de sa Mobilité (Vedecom) em Versailles, na França. 

A visita teve como principal objetivo a apresentação dos projetos em andamento no Instituto Vedecom, bem como a identificação de novas formas de colaboração com a UFLA.

Durante a visita ao instituto francês, representantes da UFLA tiveram a oportunidade de participar de uma demonstração do veículo autônomo Vedecom na pista de testes de Satory, realizada pelos pesquisadores Mohamed Cherif Rahal e Guillaume Bresson.

Arthur de Miranda explica que os modelos multimodais de transporte aplicados à mobilidade urbana têm valor estratégico importante, pois propiciam significativa melhora na qualidade de vida das pessoas, uma vez que criam sistemas de transporte mais eficientes e seguros. 

Um sistema integrado de mobilidade potencializa e transforma modelos de transporte existentes a partir da inclusão de novas tecnologias.

Ainda no Vedecom, o pesquisador Bertrand Leroy fez a apresentação do projeto europeu Opticities – com foco no desenvolvimento de soluções para mobilidade urbana.  

Na sequência, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Prototipagem de Motores Elétricos, com a explanação do pesquisador Franck Vangraefschepe, que destacou as atividades e equipamentos recentemente instalados.

Entre as linhas prioritárias de pesquisas no âmbito da parceria estão os veículos inteligentes e autônomos, que têm o potencial de reduzir o número de acidentes a partir de um conjunto de sensores e atuadores operando em tempo real.

Outra linha inclui a utilização de motores elétricos, que contribui para a diminuição da emissão de poluentes e reduz ruídos gerados por motores à combustão, contribuindo para a diminuição de custos básicos de manutenção do veículo. 

Os estudos também deverão focalizar a utilização de bicicletas elétricas em deslocamentos rotineiros, que utilizam células de hidrogênio como fonte de energia para motores elétricos, permitem uma autonomia de cerca de 150 Km e apresentam a vantagem de poderem ser recarregadas em poucos minutos.




Ufla e Unicamp avança na colaboração para pesquisas com veículos inteligentes

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A UFLA foi a primeira instituição fora da França a formalizar acordo com o Vedecom. O Vedecom é uma fundação ligada à UVSQ que mantém estrutura de pesquisa relacionada à mobilidade verde. 

O instituto congrega empresas e instituições como PSA Peugeot-Citroën, Renault, Safran, VELEO, Cetim, ESIGELEC, ESTACA, IFP Energies Nouvelles, IFSTTAR, estes são membros fundadores. 

Três grandes áreas são envolvidas pelos trabalhos do instituo francês: veículos elétricos, veículos autônomos e eco-mobilidade. É com base nessa experiência que se propõe a estruturação no Brasil do Instituto de Eco-mobilidade.

Associaram-se, em um segundo momento as organizações Atos, AIRBUS Industries, Continental, Transdev, INRIA, Nexyad, ParisTech, CEA, Universidade de Cergy-Pontoise, pequenas e micro empresas do setor, UTAC-CERAM duas comunidades urbanas de Versailles e Grand Parc Saint-Quentin-en-Yvelines e o  estabelecimento público Paris-Saclay. 

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