Pular para o conteúdo principal

FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA POR PRODUTIVIDADE CONTINUA PROIBIDA EM JUIZ DE FORA


O Recurso Ordinário (processo 965.708) do ex-prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Custódio Antônio de Mattos (PSDB), foi julgado nesta quarta-feira, 1º, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCEMG). 

O Pleno negou provimento à tentativa de alterar a decisão da Primeira Câmara, dada em dezembro de 2014, que aplicou multa de R$ 2 mil ao político, após apreciar uma Representação. 

À época, foi considerado irregular um contrato do Município com a empresa Engebrás, realizado para operação de radares e lombadas eletrônicas. 

O problema está na cláusula que definia o pagamento por produtividade no registro das infrações de trânsito.

O relator do recurso, conselheiro Mauri Torres, analisou as alegações do ex-prefeito e as considerou improcedentes, com base no parecer do Ministério Público junto ao TCEMG (MPC). 

“Este Órgão Ministerial entende que os pagamentos efetuados a qualquer empresa responsável pela instalação de radares eletrônicos medidores de velocidade devem ser embasados em critérios técnicos, e não em termos de valores arrecadados com as multas aplicadas, em atenção ao dever de boa fé, lealdade e transparência na gestão dos negócios públicos”, registra o documento do MPC.

Moralidade
A defesa de Mattos afirmou concordar que o objetivo da fiscalização do trânsito deve ser educativo, sendo o aspecto punitivo apenas uma consequência do ato de fiscalização. 

Entretanto, ressaltou que “o simples fato de se estabelecer no contrato a remuneração vinculada ao montante das multas arrecadadas, por si só, não retira o caráter educativo da fiscalização e não denota fato lesivo ao princípio da moralidade”.

Sobre isso, o Ministério Público lembrou decisão anterior do TCEMG, sobre outro contrato municipal com a Engebrás, na qual ficou evidente que “vincular o pagamento à contratada pelo número de multas efetivamente recebidas no mês configura indeterminação do valor contratual, o que contraria a Lei de Licitações, que obriga a fixação do valor a ser gasto mensalmente pelo Poder Público”.  

E completa: “considerando que é perfeitamente possível a precisa mensuração do valor a ser despendido mensalmente pela Administração, no caso de locação e manutenção de equipamentos, impõe-se a fixação de valor certo a ser pago à contratada, sob pena de clara ofensa ao princípio da moralidade”.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.