Pular para o conteúdo principal

IFSULDEMINAS ARTICULA CAMPANHA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS E PROMOÇÃO À SAÚDE


Com o objetivo de discutir e traçar ações para a implantação de uma campanha de promoção à saúde, conscientização e prevenção ao uso de drogas, diversos servidores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participaram de um encontro no Campus Pouso Alegre.

Para abrir os trabalhos, o reitor da instituição, professor Marcelo Bregagnoli, falou sobre a proposta do encontro e sobre a importância de promover e estimular práticas saudáveis entre os estudantes. 

"As ações de prevenção às drogas dentro de uma instituição de ensino merecem, sempre, atenção especial por parte da gestão. Esperamos que ações efetivas sejam propostas com a iniciativa e que possamos colocar em prática um plano de trabalho, envolvendo ações de curto, médio e longo prazo, pautado não só em atividades internas, mas em interação com agentes da sociedade".

Dividido em três momentos, o encontro contou com a apresentação de um concurso de monografias pela diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Dulcimara Carvalho Nannetti; a palestra da pediatra Anna Luiza Pires Vieira; dinâmicas em grupos e a discussão de propostas a serem executas pelos campi.

O plano de ações será coordenado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida. 

“A partir de hoje, vamos traçar um plano de ação com propostas de trabalho a serem executadas. O objetivo é trabalhar na prevenção ao uso de drogas e na promoção da saúde dos nossos alunos”, explicou a diretora de gestão de pessoas do IFSULDEMINAS, Beatriz Glória Campos Lago.

Haverá um diagnóstico inicial de cada campus para definição do roteiro e atividades a serem realizadas. A campanha contará com a integração de diversas ações em todo o instituto, realização de oficinas, envolvimento dos pais de alunos na conscientização. 

Os campi trabalharão, por meio de Oficinas, temas como: os efeitos das drogas no organismo; os efeitos estéticos nos usuário de drogas; bulling; depressão; anorexia; bulimia; vigorexia; entre outros.

Também foram sugeridos temáticas como gravidez na adolescência e violência para serem trabalhadas durante as aulas. Além disso, a abordagem por meio de filmes e músicas, envolvimento dos assuntos nos grêmios estudantis também foram ações propostas.

Concurso de Monografia
Durante o encontro, Dulcimara falou sobre o lançamento de um edital para um concurso de monografias voltado aos estudantes dos cursos técnicos subsequentes e superiores do IFSULDEMINAS. 

O objetivo é estimular o interesse dos alunos sobre a questão das drogas lícitas e ilícitas, por meio de pesquisa e produção de trabalho que aborde o combate às drogas e a valorização da vida. Os primeiros lugares serão premiados com tablets, celulares e modem de dados. 

Os estudantes deverão pesquisar o tema proposto e buscar referenciais teóricos que orientem a discussão e a reflexão sobre o tema, apresentando ações e estratégias para minimizar a presença dessas substâncias na comunidade.

Palestra
Durante a manhã, a pediatra Anna Luiza Pires Vieira, doutora em pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), professora da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) e médica do Ambulatório de Adolescentes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) falou aos servidores. 

A médica abordou a importância de uma equipe multidisciplinar nas escolas e a observação dos alunos no dia a dia, além de discutir o papel da família no processo de prevenção às drogas. 

“Nem toda pessoa que experimenta droga uma vez vai se tornar um dependente químico. Mas não é possível saber com antecedência quais se tornarão. Por isso, a família é também um fator primordial nesse processo. Os pais não podem ser apenas amigos o tempo todo, é preciso ser exemplo e dar limite”.

Anna Luíza também chamou atenção para a observação das atitudes dos jovens e adolescentes, esclarecendo que é preciso identificar aqueles que estão sofrendo bulling, quais apresentam problemas psicológicos (depressão) ou que já são usuários de drogas lícitas e ilícitas. 

“A família e a escola precisam incentivar esses alunos a buscar outras formas de prazer que não o uso das drogas. Incentivar a participação em atividades físicas e culturais e em grupos voluntários para que eles percebam que existe um mundo além deles mesmos”.

Uma escola menos paternalista, que incentive cada vez mais a participação dos pais na vida escolar dos filhos foi apontada pela pediatra como outro ponto importante a ser enfocado. 

“Hoje temos uma visão de que a escola deve educar, mas uma família estruturada é a base de tudo. Os pais devem ser os educadores”.

Para a enfermeira do Campus Inconfidentes, Ana Paula Andrade, a palestra acrescentou novos conhecimentos e possibilitou o debate e levantamento de ideias para o início do trabalho de conscientização ao uso de drogas. 

“A partir da palestra, temos um caminho para traçar e sabemos o ponto de partida”.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...