2005: Em Cássia, no Sul de Minas, o então presidente Lula e os ministros Miguel Rossetto e Dilma Rousseff visitam a Usina de Biodiesel Soyminas |
No período de 22 a 25 de novembro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, promovem o 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel que é o principal evento técnico científico da cadeia produtiva de biodiesel.
O evento será realizado no Praiamar Natal Hotel & Convention em Natal, Rio Grande do Norte e tem o objetivo de difundir conhecimentos e tecnologias da cadeia produtiva do biodiesel.
A escolha do Estado do Rio Grande do Norte foi devido a sua importância econômica nacional e regional. O Estado conhecido como uma das "esquinas" do Brasil e do continente, tem uma posição geográfica estratégica que desponta na produção de energia renovável.
Como o Estado sedia um dos núcleos de desertificação do Semiárido, o Congresso oferecerá opções para inclusão do Biodiesel na matriz energética do Estado, criando novas alternativas para o agricultor familiar.
A cidade de Natal, carinhosamente conhecida como Cidade do Sol, oferece aos visitantes excelente infraestrutura e conforto necessário para a participação em eventos, com grande número de hotéis, pousadas, restaurantes e belíssimas praias.
Assim o 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel pretende contribuir no avanço do conhecimento científico e na geração de tecnologias na cadeia produtiva do biodiesel.
Desde 2006, o MCTI, promove o Congresso da RBTB com objetivo de disseminar os conhecimentos tecnológicos gerados, a divulgação das potencialidades da Rede, as competências e os trabalhos em andamento.
O evento terá como tema central "Biodiesel: 10 anos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil".
A sua realização envolverá a comunidade científica e empresarial e abrangerá sete diferentes áreas temáticas. Matéria Prima; Armazenamento, Estabilidade e Problemas Associados; Caracterização e Controle da Qualidade; CoProdutos; Produção do Biocombustível; Uso de Biodiesel; e Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário