Pular para o conteúdo principal

CURSO NA UFLA ABORDARÁ A REALIDADE BRASILEIRA SOB O OLHAR DA REVOLUÇÃO DE 30 AO GOLPE DE 64

Com estudo e debate de obras clássicas, iniciativa proporcionará aos participantes uma interpretação da realidade brasileira


Ampliar o debate sobre a formação histórica, o momento atual do país e seus possíveis desdobramentos.

Este é o objetivo do segundo módulo do curso de extensão "Repensando os clássicos de interpretação do Brasil – Da Revolução de 1930 ao Golpe de 1964".

A iniciativa, coordenada pelos professores Marcelo Sevaybricker Moreira e Conrado Pires de Castro, ambos do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), terá início a partir da próxima terça-feira, dia 4.

O curso contará com 12 encontros presenciais, sendo cada um deles de 3 horas de duração. Esses encontros ocorrerão sempre às terças-feiras, entre 14 e 17 horas, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas.

O curso é inteiramente gratuito e aberto para toda a comunidade da universidade e da cidade de Lavras e região.

Por meio do estudo e debate de obras clássicas, a iniciativa proporcionará aos participantes uma interpretação da realidade brasileira.

No primeiro semestre deste ano, os professores Marcelo Sevaybricker e Conrado de Castro realizaram um curso similar, cujo objetivo principal foi compreender a realidade nacional no período do Império e da Primeira República.

Será garantido certificado de participação para aqueles que frequentarem 75% dos encontros. Não é necessário ter feito o primeiro módulo, para poder fazer o segundo.

Maiores informações podem ser obtidas pelos e-mails: conrado@dch.ufla.br ou marcelomoreira@dch.ufla.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.