Pular para o conteúdo principal

PENITENCIÁRIA DE PARÁ DE MINAS ELIMINA REVISTA VEXATÓRIA COM ESCÂNER CORPORAL


O Complexo Penitenciário Pio Canedo (CPPC), em Pará de Minas, no Centro-Oeste do Estado, iniciou oficialmente no último dia 16, a operação de um escâner corporal para revistas de visitantes, presos e colaboradores, graças à destinação de recursos da conta de penas de prestação pecuniária da Justiça da Comarca.

O equipamento elimina a chamada revista vexatória e é muito mais eficaz na detecção de materiais e objetos ilícitos, como drogas e celulares, do que a revista convencional associada a banquetas e bastões de Raios-X. 

Os recursos já empenhados pela Vara de Execução Criminal (VEC) asseguram o pagamento do aluguel do escâner, no valor de R$ 12 mil mensais, pelo período de um ano. 

A contratação do serviço foi realizada por meio do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca. Materiais trazidos por visitantes para os parentes presos, como alimentos, roupas e objetos de uso pessoal, continuam sendo inspecionados na esteira de Raios-X já existente no complexo.

O titular da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Francisco Kupidlowski, participou da cerimônia de inauguração do serviço de escaneamento no CPPC. 

Ele destacou a importância da destinação da arrecadação das penas de prestação pecuniária em projetos de melhoria do sistema prisional do Estado.

Para Kupidlowski, a instalação do escâner no CPDPC significa muito mais do que a conquista de uma tecnologia importantíssima para o sistema prisional.  

“O que vejo aqui é um trabalho de cidadania plena, em que se uniram a sociedade de Pará de Minas, por meio do Conselho da Comunidade, o Judiciário, a direção  e os servidores da penitenciária, e os indivíduos privados temporariamente de liberdade que trabalharam nas obras para o escâner e da cozinha”, disse o secretário.

O juiz da VEC de Pará de Minas, Pedro Câmara Raposo Lopes, disse que o equipamento, fruto de esforço conjunto dos servidores da unidade, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, é uma vitória importante sob diversos aspectos, especialmente num momento de severas restrições orçamentárias.

“O aparelho decreta o fim das revistas femininas vexatórias e contribuirá para aumentar ainda mais a segurança do sistema, impedindo a entrada de drogas, armas e telefones celulares. Para a comunidade é importante que fique claro que o investimento não é fruto de impostos, mas todo ele saído dos processos criminais em que são impostas medidas aos responsáveis. E para os que tenham praticado um delito, também é importante ter a ciência da destinação pública de suas penas pecuniárias", afirmou.

Na oportunidade a diretora- geral da unidade, Sara Simões Pires, foi homenageada pelos servidores pelos 10 anos à frente do Complexo Penitenciário.

Cozinha
Também nesta sexta-feira, foram entregues as novas instalações da cozinha do Complexo Penitenciário. Foi ampliada em 100 metros quadrados a área para armazenamento de insumos, preparo e embalagem da comida servida a presos e também aos servidores da unidade.

As obras e novos equipamentos foram custeadas pela Stillus, atual fornecedora de alimentação do CPP. A ampliação não se limitou à área operacional, como os 32 metros quadros adicionais da cozinha propriamente dita. 

O conjunto ganhou um cômodo climatizado para armazenamento de verduras, legumes e frutas e até uma sala de descanso para os trabalhadores, entre eles 10 detentos. Nove presos trabalharam nas obras de ampliação e na de instalação do escâner.

Trabalho e estudo
Atualmente, 350 detentos do Complexo Pio Canedo trabalham. Desses, 320 são remunerados e o restante é compensado por remição de pena (desconto de um dia a cada três trabalhados). 

Oito parcerias, com empresas e com a Prefeitura Municipal de Pará de Minas, dão emprego a 70 detentos que têm autorização judicial para trabalhar fora durante o dia.  A escola da unidade têm 225 presos frequentes. Outros seis cursam ensino superior a distância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.