Pular para o conteúdo principal

PROJETO DESENVOLVIDO EM VARGINHA BUSCA ESTIMULAR RACIOCÍNIO POR MEIO DE BRINQUEDOS MATEMÁTICOS


“Brincadeira é um assunto sério e tem fundamental relevância na discussão da Educação”, pode parecer contraditório, mas foi a partir desse pensamento que o professor Michael Ferreira, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em Varginha, no Sul de Minas, desenvolveu com o aluno André Oraboni o projeto “Brinquedos matemáticos: uma investigação para o desenvolvimento de projetos técnicos e físicos para a estimulação do raciocínio lógico-matemático em crianças.”

Após ser apresentado durante a Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fecete), onde foi premiado em 2º lugar na categoria inovação, e na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META), em que conquistou o 3º lugar na categoria modelo didático, o trabalho foi apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), evento nacional de estímulo ao jovem cientista, que aconteceu na USP entre os dias 21 e 23 de março.

Segundo o professor Michael, o projeto tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico-matemático em crianças a partir de atividades lúdicas, técnica que ele já havia aplicado quando era professor em outras escolas e que gerou resultados positivos. 

Como a proposta foi bem sucedida, ele decidiu impulsioná-la e pensar cientificamente sobre o assunto, resultado: ela foi transformada em uma iniciação científica e, com isso, passou a participar de feiras e eventos. 

A pesquisa propõe o desenvolvimento de um projeto técnico e físico de um jogo que contribua para o desenvolvimento cognitivo de crianças, além da aplicação desse jogo em uma escola de Varginha, em uma turma específica, para, através de questionários, verificar a contribuição da metodologia na prática. 

De acordo com a pesquisa empreendida pelo estudante André Oraboni, que pode ser lida na íntegra, foi percebida a importância e a necessidade desempenhada pelo jogo como um catalisador no aprendizado de Matemática, mesmo com um tempo mínimo de aplicação do jogo desenvolvido. 

A próxima etapa do trabalho é verificar a possibilidade de executar o jogo desenvolvido com uma fábrica de brinquedos artesanais e, futuramente, desenvolver um novo brinquedo, totalmente inovador, com base na pesquisa realizada com o intuito de projetar novos incentivos na área de matemática.

Para o coordenador do projeto, o estudo possui relevância social, pois a “sociedade vem apresentando evidências de adoecimento em vários sentidos, uma delas é o afastamento de nossas crianças de atividades lúdicas e de brincadeiras de tradição cultural”, devido à ânsia pelo futuro, pelo vestibular, pelo Enem..., o que desvirtua a escola e a educação de sua função “legítima, de formação integral, no sentido das múltiplas inteligências, do cidadão”, acrescenta.

Febrace
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é o maior evento do país de estímulo ao jovem cientista que, todo ano, realiza uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo (USP). 

Em 2017, o CEFET-MG foi a Instituição em Minas Gerais com o maior número de trabalhos aprovados; dos 28 selecionados, 15 são de autoria de professores e alunos da Instituição. 

da assessoria CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/