Pular para o conteúdo principal

PROJETO DESENVOLVIDO EM VARGINHA BUSCA ESTIMULAR RACIOCÍNIO POR MEIO DE BRINQUEDOS MATEMÁTICOS


“Brincadeira é um assunto sério e tem fundamental relevância na discussão da Educação”, pode parecer contraditório, mas foi a partir desse pensamento que o professor Michael Ferreira, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em Varginha, no Sul de Minas, desenvolveu com o aluno André Oraboni o projeto “Brinquedos matemáticos: uma investigação para o desenvolvimento de projetos técnicos e físicos para a estimulação do raciocínio lógico-matemático em crianças.”

Após ser apresentado durante a Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fecete), onde foi premiado em 2º lugar na categoria inovação, e na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META), em que conquistou o 3º lugar na categoria modelo didático, o trabalho foi apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), evento nacional de estímulo ao jovem cientista, que aconteceu na USP entre os dias 21 e 23 de março.

Segundo o professor Michael, o projeto tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico-matemático em crianças a partir de atividades lúdicas, técnica que ele já havia aplicado quando era professor em outras escolas e que gerou resultados positivos. 

Como a proposta foi bem sucedida, ele decidiu impulsioná-la e pensar cientificamente sobre o assunto, resultado: ela foi transformada em uma iniciação científica e, com isso, passou a participar de feiras e eventos. 

A pesquisa propõe o desenvolvimento de um projeto técnico e físico de um jogo que contribua para o desenvolvimento cognitivo de crianças, além da aplicação desse jogo em uma escola de Varginha, em uma turma específica, para, através de questionários, verificar a contribuição da metodologia na prática. 

De acordo com a pesquisa empreendida pelo estudante André Oraboni, que pode ser lida na íntegra, foi percebida a importância e a necessidade desempenhada pelo jogo como um catalisador no aprendizado de Matemática, mesmo com um tempo mínimo de aplicação do jogo desenvolvido. 

A próxima etapa do trabalho é verificar a possibilidade de executar o jogo desenvolvido com uma fábrica de brinquedos artesanais e, futuramente, desenvolver um novo brinquedo, totalmente inovador, com base na pesquisa realizada com o intuito de projetar novos incentivos na área de matemática.

Para o coordenador do projeto, o estudo possui relevância social, pois a “sociedade vem apresentando evidências de adoecimento em vários sentidos, uma delas é o afastamento de nossas crianças de atividades lúdicas e de brincadeiras de tradição cultural”, devido à ânsia pelo futuro, pelo vestibular, pelo Enem..., o que desvirtua a escola e a educação de sua função “legítima, de formação integral, no sentido das múltiplas inteligências, do cidadão”, acrescenta.

Febrace
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é o maior evento do país de estímulo ao jovem cientista que, todo ano, realiza uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo (USP). 

Em 2017, o CEFET-MG foi a Instituição em Minas Gerais com o maior número de trabalhos aprovados; dos 28 selecionados, 15 são de autoria de professores e alunos da Instituição. 

da assessoria CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...