![]() |
Projeto é coordenado pelo professor Ronei Ximenes, que é pró-reitor de Graduação da UFLA |
Análise econômica da aplicação da telessaúde na triagem da retinografia diabética, desenvolvimento de um simulador para treinamento de cadeirantes em ambiente virtual, elaboração de kit diagnóstico diferencial para a doença de Chagas e Leishmaniose e sistema de irrigação que economiza água, energia elétrica e aumenta a produtividade das lavouras. Essas e muitas outras pesquisas serão apresentadas ao público na 3ª edição da Mostra Inova Minas FAPEMIG.
Os 40 projetos foram escolhidos entre 140 inscritos e representam o que é produzido nas universidades e centros de pesquisa do Estado.
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emplacou um projeto de pesquisa na Mostra Inova Minas FAPEMIG: o Game da Tabela Periódica.
O jogo educativo é uma proposta diferenciada para o ensino de Tabela Periódica e está sendo desenvolvido na UFLA por um grupo de trabalho coordenado pelo professor Ronei Ximenes Martins, do Departamento de Educação (DED).
O Game da Tabela Periódica irá proporcionar uma metodologia inovadora e atraente para ensinar, de forma mais prazerosa e interessante, os elementos químicos.
A tecnologia, quando concluída, poderá se tornar uma opção importante para o professor utilizar em sala de aula, pois quando os estudantes estão envolvidos emocionalmente com os estudos, o processo de ensino e aprendizagem fica mais fácil.
O grupo de pesquisadores tem desenvolvido estratégias diferenciadas para o jogo, que será em 3D, no formato de RPG, em primeira pessoa, inédito para este conteúdo da Química. O jogo poderá ser baixado como aplicativo em qualquer dispositivo que utilize Android e também em computadores com um emulador Unit3d. O aluno/jogador poderá entrar em um mundo virtual, por meio da criação de um avatar que o represente.
Nesse mundo, existirão: espaços para se conhecer os conteúdos relacionados aos elementos químicos; um supermercado com diversos itens a serem estudados; um laboratório, que permitirá compor e decompor materiais para se obter elementos da tabela periódica; e uma casa do professor, local que o aluno poderá visitar para dialogar, tirar dúvidas e obter missões a serem realizadas no mundo virtual.
Além do projeto de pesquisa que a UFLA emplacou na Mostra Inova Minas FAPEMIG, as outras pesquisas que participarão do evento são das mais variadas áreas do conhecimento, como ciências agrárias, biológicas, saúde, exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, engenharia, entre outras. A
Além de conhecer os trabalhos, quem passar pela Praça da Liberdade, na região central de Belo Horizonte, nos dias 15, 16 e 17 de setembro também poderá conversar com as equipes e saber mais sobre os trabalhos.
A Mostra vai acontecer simultaneamente em cinco espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Hub Minas Digital.
A Alameda da Educação, rua em frente a esses espaços, também será ocupada por caminhões de ciência e competições. Em breve, a programação completa com o horário de todas as atrações estará disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário