Pular para o conteúdo principal

PROJETO DESENVOLVIDO NA UFLA É SELECIONADO PARA PARTICIPAR DA MOSTRA INOVA MINAS FAPEMIG

Projeto é coordenado pelo professor Ronei Ximenes, que é pró-reitor de Graduação da UFLA
Análise econômica da aplicação da telessaúde na triagem da retinografia diabética, desenvolvimento de um simulador para treinamento de cadeirantes em ambiente virtual, elaboração de kit diagnóstico diferencial para a doença de Chagas e Leishmaniose e sistema de irrigação que economiza água, energia elétrica e aumenta a produtividade das lavouras. Essas e muitas outras pesquisas serão apresentadas ao público na 3ª edição da Mostra Inova Minas FAPEMIG.

Os 40 projetos foram escolhidos entre 140 inscritos e representam o que é produzido nas universidades e centros de pesquisa do Estado. 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emplacou um projeto de pesquisa na Mostra Inova Minas FAPEMIG: o Game da Tabela Periódica.

O jogo educativo é uma proposta diferenciada para o ensino de Tabela Periódica e está sendo desenvolvido na UFLA por um grupo de trabalho coordenado pelo professor Ronei Ximenes Martins, do Departamento de Educação (DED). 

O Game da Tabela Periódica irá proporcionar uma metodologia inovadora e atraente para ensinar, de forma mais prazerosa e interessante, os elementos químicos. 

A tecnologia, quando concluída, poderá se tornar uma opção importante para o professor utilizar em sala de aula, pois quando os estudantes estão envolvidos emocionalmente com os estudos, o processo de ensino e aprendizagem fica mais fácil.

O grupo de pesquisadores tem desenvolvido estratégias diferenciadas para o jogo, que será em 3D, no formato de RPG, em primeira pessoa, inédito para este conteúdo da Química. O jogo poderá ser baixado como aplicativo em qualquer dispositivo que utilize Android e também em computadores com um emulador Unit3d. O aluno/jogador poderá entrar em um mundo virtual, por meio da criação de um avatar que o represente. 

Nesse mundo, existirão: espaços para se conhecer os conteúdos relacionados aos elementos químicos; um supermercado com diversos itens a serem estudados; um laboratório, que permitirá compor e decompor materiais para se obter elementos da tabela periódica; e uma casa do professor, local que o aluno poderá visitar para dialogar, tirar dúvidas e obter missões a serem realizadas no mundo virtual.

Além do projeto de pesquisa que a UFLA emplacou na Mostra Inova Minas FAPEMIG, as outras pesquisas que participarão do evento são das mais variadas áreas do conhecimento, como ciências agrárias, biológicas, saúde, exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, engenharia, entre outras. A

Além de conhecer os trabalhos, quem passar pela Praça da Liberdade, na região central de Belo Horizonte, nos dias 15, 16 e 17 de setembro também poderá conversar com as equipes e saber mais sobre os trabalhos.

A Mostra vai acontecer simultaneamente em cinco espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Hub Minas Digital. 

A Alameda da Educação, rua em frente a esses espaços, também será ocupada por caminhões de ciência e competições. Em breve, a programação completa com o horário de todas as atrações estará disponível.

Confira aqui a lista completa de projetos que serão apresentados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...