Pular para o conteúdo principal

LIVRO DE HISTORIADORA DA UFSC TRAZ NOVA PERSPECTIVA SOBRE PERÍODO ESCRAVOCRATA BRASILEIRO

"Escravos Livres" tem a Lei de 7 de novembro de 1831 como eixo narrativo

A expressão “para inglês ver” ganha uma outra perspectiva com o lançamento do livro “Africanos Livres”, de Beatriz Gallotti Mamigoniani, com o selo da Companhia das Letras. 

A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passou 23 anos pesquisando o período de emancipação dos escravos africanos no Brasil e revisou contextos como a Lei Eusébio de Queirós e a Questão Christie.

Nesta segunda-feira, 11, a historiadora lançou seu livro em São João del-Rei. Com a organização do Departamento de Ciências Sociais e as coordenadorias do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História, ambos da Universidade Federal de São João Del (UFSJ), o evento foi realizado no Auditório do Campus Dom Bosco uma conferência com a autora às 19h30.

Em “Africanos Livres”, a autora defende que a lei promulgada em 7 de novembro de 1831 foi um claro exemplo das medidas políticas que não funcionam no Brasil, diferentemente daqueles que acreditam que ela foi feita propositalmente para mascarar uma situação diante dos ingleses. 

Imposta pela Inglaterra, a lei era um pré-requisito para que o Brasil se tornasse independente, no entanto, foram registradas inúmeras importações de escravos para o país nos anos seguintes.

A professora iniciou sua pesquisa na Biblioteca da Universidade de Waterloo, no Canadá, onde concluiu seu doutorado. 

Na UFSC, é professora associada do Departamento de História, atuando nas áreas de História do Brasil e História Moderna e Contemporânea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.