Pular para o conteúdo principal

REPRESENTANTES DA FIEMG E EREMINAS VISITAM FUTURO PARQUE TECNOLÓGICO DE LAVRAS


Na tarde desta terça-feira, 12, representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Escritório de Representação em Minas Gerais do Ministério de Relações Exteriores (Ereminas) visitaram o campus da UFLA para conhecer sua estrutura e seus projetos focados em inovação e tecnologia, como o Parque Tecnológico e Científico de Lavras (Lavrastec, omaior investimento da história da instituição.

Em sua apresentação sobre a universidade, a vice-reitora Édila Vilela de Rezende Von Pinho ressaltou seu perfil visionário desde a fundação. 

“A UFLA é uma instituição que se desenvolveu a partir de uma visão diferenciada, voltada para o investimento em pesquisa, e que tem investido fortemente em projetos e ações de incentivo à inovação. Com o Lavrastec e por meio da parceria com empresas privadas, queremos fazer de Lavras um centro de referência nacional para produção e transferência de inovação e tecnologia”, destacou.

O superintendente de Assuntos Estratégicos e Internacionais da Fiemg, Marcos Mandacaru, parabenizou a estrutura e os projetos desenvolvidos pela UFLA, demonstrando a disposição da federação em contribuir com a atração de empresas para o parque tecnológico. 

“O que vemos aqui é um propósito transformador e engajado. Com esse profissionalismo e estrutura, o Lavrastec é capaz de conquistar uma visibilidade internacional e atrair centros globais de pesquisa, inovação e desenvolvimento. Colocamos a metodologia e o trabalho da Fiemg à disposição para colaborar na atração das empresas, visando também a geração de um fluxo de talentos, que conquiste e mantenha mentes inovadoras no sul de Minas”, enfatizou.

O diplomata do Ereminas, Juliano Alves Pinto, também elogiou a iniciativa da universidade de criar um espaço para incentivo ao empreendedorismo, inovação e troca de experiências. 

“O que percebemos na UFLA é uma mentalidade aberta às demandas do mercado, um diferencial para uma instituição de ensino pública. A inovação no século XXI é multidisciplinar, deve unir projetos, ciência e criatividade. Por isso o Lavrastec é muito atrativo, não só pela localização estratégica de Lavras, mas pela infraestrutura da Universidade, que mantém os laboratórios abertos às empresas parceiras e incentiva talentos a inovarem”, destacou.

Na oportunidade, gestores e pesquisadores da UFLA expuseram pesquisas que foram desenvolvidas na Universidade e que têm atendido demandas importantes da sociedade, voltadas para o agronegócio, a produção alimentícia, a inovação e a sustentabilidade.

Para reforçar o histórico de sucesso das parcerias com empresas privadas, o diretor da empresa Minas Verde, Custódio Agostinho Freire, que é também egresso da Instituição, falou do projeto desenvolvido junto à John Deere desde 2008. 

Com o programa “Parceiros da Tecnologia”, a empresa dá apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias e promove processos de recrutamento e seleção de estudantes formados na Universidade.  

Ao fim da visita, o superintendente da Fiemg, Marcos Mandacaru, propôs a realização, em 2018, de um evento conjunto para apresentar o Lavrastec a empresas focadas em pesquisa e desenvolvimento. 

“Ao propiciar aos executivos a experiência que vivi aqui hoje, conhecendo a estrutura e competência da UFLA, teremos grandes chances de atrair empresas de alto nível para o parque”, concluiu.

Foco na Inovação tecnológica
Desde 2005, os projetos de inovação tecnológica têm ganhado força na UFLA. O Lavrastec possui 68 mil m² – dos quais 12 mil são de área construída. 

A estrutura conta com um prédio empresarial, com 42 salas de 50m², além de três prédios administrativos, abrigando 72 salas de 25m². O parque prevê também auditório para eventos e centro de convivência aberto à comunidade. 

Além do parque tecnológico em construção, a Universidade conta com o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), que incentiva a pesquisa científica e auxilia os pesquisadores nos processos de transferência de tecnologias e proteção à propriedade intelectual, e a Incubadora de Base Tecnológica (Inbatec), responsável por abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas em que a tecnologia representa um alto valor agregado.

Em 2017, a inovação tecnológica também foi tema dos Congressos da UFLA (XXX Ciufla, XII Conex, XXVI CPG), envolvendo toda a comunidade acadêmica nos debates sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/16), e suas novidades para o desenvolvimento da ciência nas instituições de ensino públicas. 

Além de facilitar a parceria entre universidades e empresas privadas para o desenvolvimento da ciência, a nova legislação reduz a burocracia para aquisição de equipamentos e insumos voltados à produção científica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...