Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA CONDENA IBRAMA E DOIS EX-SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PELA CONTRATAÇÃO ILEGAL DA EMPRESA


A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça anulou um contrato firmado, em 2010, pelo município de Passos, no Sul de Minas, e o Instituto Brasileiro de Apoio à Modernização Administrativa (Ibrama) devido à ilegalidade na contratação da empresa, que também terá que devolver os valores recebidos. 

Dois então secretários municipais envolvidos no direcionamento do processo licitatório foram condenados por improbidade administrativa. 

O então prefeito, também acusado pelo MPMG de participar do esquema, faleceu no curso do processo e teve extinta a punibilidade por sentença judicial.

Conforme apurado, o município de Passos, após solicitação do então secretário municipal da Fazenda, instaurou, por ato do então secretário municipal da Administração, procedimento para contratação do Ibrama, tendo em vista a recuperação de créditos para a municipalidade, sendo dispensada a licitação. 

Segundo o MPMG, o processo foi levado adiante sem prévia comparação de preços ou qualquer estudo de viabilidade, bem como sem qualquer levantamento capaz de esclarecer em que consistia a dispensa de licitação, o que foi baseado exclusivamente no fundamento de que o Ibrama se tratava de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). 

Na ação, o MPMG apontou o valor corrigido de R$14.880.116,52 como o montante a ser devolvido ao município pelos danos causados ao erário.

Decisão
A Justiça, ao deferir os pedidos do MPMG, ressaltou que não existe na legislação um permissivo para a contratação de toda e qualquer Oscip sem licitação. 

Para isso, é preciso que se encontre, para além da natureza da organização, uma razão que justifique o caso concreto e que haja o preenchimento dos requisitos legais, como finalidade da contratação e obediência ao procedimento legal para dispensa, além do nexo entre o objeto social e a atividade desenvolvida. 

No caso de Passos, conforme a decisão, a economia de recursos e o seu gerenciamento não devem ser enquadrados em  “desenvolvimento institucional” e nem mesmo deveriam ser licitados, já que da análise do contrato constata-se, conforme a sentença, “que o acionamento judicial para repetição de eventuais indébitos através de formulação de teses jurídicas genéricas, aplicáveis a todo e qualquer município, não demandam a atuação de empresa especializada e que isso poderia ter sido realizado, em sua grande maioria, pela própria procuradoria municipal”

Para a Justiça, a contribuição dos acusados foi voluntária e direcionada no intuito de que a empresa vencesse o certame, o que causou um prejuízo presumido ao município, já que impediram que fosse avaliada melhor proposta.

Sanções
Os dois ex-secretários municipais foram condenados por improbidade administrativa e tiveram os direitos políticos suspensos por sete anos; terão que pagar multa civil no valor do dano; e ficam proibidos de contratar com o Poder Público por três anos.

Já o Ibrama terá que devolver todos os valores recebidos, independentemente dos serviços já realizados; pagar multa civil equivalente a duas vezes o valor do dano; e fica proibida de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.

da assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho