Pular para o conteúdo principal

ANÁLISE DA ARSAE CONCLUI QUE SERVIÇO DE TRATAMENTO E COLETA DE ESGOTO É DEFICITÁRIO EM LAVRAS

Relatório de Agência Reguladora confere com os dados apresentados pela CPI da Copasa

No dia 5 de abril de 2004, foi celebrado o convênio entre o município de Lavras, no Sul de Minas, e a Companhia de Saneamento do Estado de Minas (COPASA), que além de renovar a concessão dos serviços públicos de abastecimento de água, concedeu a empresa os serviços de esgotamento sanitário na cidade.

Desde então, a atuação da concessionária na cidade é alvo de vários questionamentos e foi alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por parte da Câmara Municipal de Lavras. O convênio prevê o pagamento de 100% do valor de consumo de água pelo consumidor. 

A CPI, sob a presidência do vereador Coronel Claret (PSD), chegou a concluir que nem toda a água consumida pelos moradores de Lavras vai para o sistema de esgotamento sanitário, como no caso a água utilizada pela população para lavar quintais, garagem e passeios, regar plantas, ou a água usada em bebedouros de animais.

Entre os dias 23 a 27 de julho, técnicos da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE) estiveram em Lavras fiscalizando o serviço prestado pela COPASA. Uma parte destas vistorias foi acompanhada de perto pelo vereador Coronel Claret.

Os resultados da análise foi divulgado na tarde de ontem, sexta-feira, 24. E algumas das inconformidades detectadas pela ARSAE já haviam sido denunciadas pelo vereador Coronel Claret, no ano passado, durante a CPI da COPASA, em denúncia ao Ministério Público (MP) e também numa Ação Popular movida pelo vereador na justiça, contra o valor da taxa de esgoto.

"Está é a primeira vez que a ARSAE vem a Lavras fiscalizar a COPASA, temos certeza que nossa CPI, contribuiu diretamente para está ação", afirma o vereador.

Resultados
Assim como na CPI, o relatório da ARSAE comprovou que a COPASA deixa de cumprir os padrões mínimos de lançamento de efluentes no Ribeirão Água Limpa, que apresentou DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio) fora das normas do COPAM. O DBO registrado no dia 31/01/2018 foi de 121,6 mg/l, quando o limite máximo estabelecido é 60 mg/l e o DQO no dia 25/01/2018 foi de 311,6 mg/l, quando o limite máximo permitido é 180,00 mg/l.

Em comparação com a análise realizada pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais, os dados coletados pelo vereador Coronel Claret, em 23 de setembro de 2017, durante a CPI, na Estação da Água Limpa, registraram DBO de 200 mg/l e DQO de 691 mg/l. 

Na coleta realizada pelo vereador em dezembro de 2017, o DBO registrado foi em 82,19 mg/l O2, enquanto que o DQO foi 361,48 mg/l O2, bem acima do permitido também.

Com isso, o relatório da ARSAE confere com os dados apresentados pela CPI, ou seja, o tratamento e a coleta de esgoto em Lavras é deficitário.


DBO e DQO acima do permitido assim como apontado pela CPI presidida pelo vereador Coronel Claret - clique na imagem para ampliar
Lodo e espuma após a estação de tratamento contamina ribeirão - clique na imagem para ampliar

Corrosão nos filtros pode causar paralisação das atividades -  clique na imagem para ampliar

Ainda de acordo com a ARSAE a Copasa em Lavras não realiza a Frequência Mínima de Monitoramento de suas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE's) exigidas pelas normativas da Agência. 

A empresa não apresentou relatórios de análises sobre o parâmetro de sólidos suspensos totais. Na CPI, o vereador Coronel Claret, analisou este parâmetro e registrou um índice de 161,54 mg/l, quando o mínimo permitido deve ser inferior a 150,00 mg/l. Seria este o motivo do não monitoramento?

Outro fator grave detectado no relatório diz respeito a falhas estruturais, que podem comprometer a operação ou a qualidade da prestação dos serviços. Foram identificadas corrosões no topo dos reatores UASB e nos reatores UASB e filtros anaeróbios. Essas corrosões podem parar a operação com o desmoronamento do teto, colocando em risco a vida do operador do sistema.

A ARSAE constatou ainda, que as ETE's de Lavras possuem queimadores de gás inoperante desde 2010. Sem os queimadores, a COPASA agride mais uma vez o meio ambiente, com a liberação de gás metano, que não é queimado, contribuindo com o aumento do efeito estufa.

A ETE da Estrada do Madeira possui um Sistema de Desinfecção por Ultra Violeta, que nunca foi usado. "Um descaso com o dinheiro público e uma demonstração de investimento equivocado, por parte da empresa", destaca o parlamentar.

Medidas
O vereador Coronel Claret [foto] informou que irá encaminhar o relatório da ARSAE à Justiça, solicitando que se junte aos autos do processo, no qual requer a redução da taxa de esgoto. Também fará denúncia ao Ministério Público solicitando apuração das novas irregularidades detectadas pela ARSAE, não contempladas na CPI.

Comentários

Unknown disse…
Esse é o cara .
Me representa e a toda população támbem
Unknown disse…
Esse é o cara .
Me representa e a toda população támbem
Unknown disse…
Boa tarde ,mais uma vez ficou provado que a luta do vereador Coronel Claret não esta sendo em vão ,espero que depois destas provas a JUSTIÇA seja feita e qua populaçao de lavras possa apoiar o vereador nessa luta conta esse roubo e descaso com nossa natureza.

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...