Pular para o conteúdo principal

PESQUISA COMPROVA BENEFÍCIOS DE REFLORESTAMENTO DE MATAS CILIARES DA BACIA DO RIO DAS MORTES

Estudo analisa processos ecossistêmicos nos sistemas hídricos

O monitoramento de processos em ecossistemas hídricos é tema de uma pesquisa da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Desenvolvido pelo professor Björn Gücker, do Departamento de Geociências (Degeo), o estudo busca analisar o funcionamento e a saúde ecossistêmicos, principalmente dos riachos e rios. 

O trabalho mostrou, por exemplo, que o reflorestamento das matas ciliares pode prevenir até um terço da perda de solo na Bacia do Rio das Mortes.

Em 2016 foi desenvolvido um trabalho que criou um modelo hidrológico da bacia do Rio das Mortes. Nessa ação, foi avaliado como o desmatamento da mata ciliar, que em muitas partes da bacia é um fenômeno expressivo, influencia no transporte de sedimentos através do rio.

A Bacia do Rio das Mortes, a principal do estudo, localiza-se na região de São João del-Rei e Barbacena, mas já foram desenvolvidas, também, modelagens em bacias hidrográficas maiores, como as do Tocantins e do Amazonas, no Laboratório de Limnologia Aplicada (LabLimno) do Degeo, onde o desenvolvimento da pesquisa é, em grande parte, realizado.

A Limnologia é uma área interdisciplinar, como esclarece Björn. De acordo com o professor, o campo atua na interface da Biologia, da Geografia e da Química, ou seja, a Biogeoquímica.

São trabalhadas questões que abordam as comunidades de organismos que vivem nesses sistemas aquáticos e suas atividades metabólicas, a hidroquímica (estudo da qualidade da água) e a geografia, no âmbito espacial e geomorfológico das paisagens onde os sistemas aquáticos se inserem. É nessa interface de disciplinas que a pesquisa se desenvolve.

A metodologia do estudo inclui trabalhos de campo, com medições in situ (no local) e coleta de amostras de água, sedimento e dos organismos para analisar em laboratório e determinar a situação ambiental nesses rios e riachos.

Em experimentos de campo, são pesquisadas as taxas de funcionamento dos sistemas hídricos. “Essas taxas são medidas de produção das plantas, respiração dos consumidores, a retenção e assimilação dos nutrientes. São esses processos que determinam o funcionamento desses sistemas, para entendermos e avaliarmos a saúde ecossistêmica e os serviços ecossistêmicos que esses sistemas fornecem”, conta o pesquisador.

Outro passo da pesquisa é trabalhar a modelagem hidrológica (análises espaciais e temporais do ciclo hidrológico), abordando aspectos de bacias hidrográficas. “A gente não quer só saber como um sistema aquático pequeno funciona, a gente quer saber como uma bacia hidrográfica, como um todo, trabalha e reage a mudanças”, relata Björn.

A pesquisa se estende também para as reverberações das ações humanas nestes ecossistemas hídricos. 

“São questões sobre como o uso do solo nas bacias hidrográficas, como a atividade agrícola, a piscicultura, a urbanização e o desmatamento de mata ciliar, por exemplo, afetam o funcionamento e a saúde dos riachos e lagos e, assim, os serviços ecossistêmicos que esses sistemas fornecem, e como a gente pode fazer um manejo sustentável”, explica o professor.

O estudo se encontra disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/eco.1726.

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...