Pular para o conteúdo principal

PESQUISA & INOVAÇÃO: CASA FIRJAN APRESENTA PROJETO BRASILEIRO DE VEÍCULO INTELIGENTE

Conferência sobre Veículos Inteligentes apresenta carro autônomo brasileiro ao público
Carro inteligente Iara rodou pelos jardins da Casa Firjan

O convite para refletir e buscar soluções de regulamentação, metrologia e tecnologia para os carros sem motorista faz parte da “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”, que aconteceu na Casa Firjan, na cidade do Rio de Janeiro, de 26 a 29 deste mês. Na abertura, o público pôde dar uma volta no carro inteligente Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile) pelos jardins da Casa. 


Realizado em parceria com o Inmetro e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o evento trouxe para o centro do debate a questão do transporte público e da infraestrutura para os carros autônomos no país e discute a criação de regras claras que permitam viabilizar e impulsionar a adoção segura das tecnologias relacionadas a veículos inteligentes. 

“Programando um carro inteligente”, “Cidades Inteligentes”, “Segurança físico-cibernética de veículos inteligentes”, “Ética” e “Arcabouço legal” estiveram entre os destaques das 18 palestras que integram a programação.


“A Conferência vem de uma enorme preocupação para evoluirmos num tema que já é realidade no mundo. Não estamos focados apenas no desenvolvimento de veículos autônomos, mas também em como construir um arcabouço legal de segurança para o cuidado com o ser humano. É um evento multidisciplinar com visões diferentes para contribuir com soluções e proposições”, afirmou José Roberto Soares Scolforo, reitor da UFLA.

Também se pronunciaram durante a abertura o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, e o gerente da Casa Firjan, Gabriel Pinto. Os professores da UFLA Arthur de Miranda Neto, Joel Yutaka Sugano e Danilo Alves de Lima são palestrantes na Conferência. 

Além deles, integra o Comitê Organizador o professor Sérgio Teixeira. Todos são membros do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) da UFLA.


Iara: projeto brasileiro
Carlos Augusto de Azevedo, presidente do Inmetro, reforçou a necessidade da discussão para entendermos como os veículos inteligentes irão afetar a nossa vida e os negócios. “É necessário que haja uma regulação bem feita. No Brasil, ainda não desenvolvemos uma ciência regulatória, precisamos introduzir o tema da regulação e metrologia nas universidades”, pontuou Azevedo.

Carlos Carlim detalhou como funciona uma das tecnologias dos carros autônomos: o machine learning

Representantes de ministérios e órgãos de segurança viária, montadoras e fornecedores de tecnologia, profissionais da área jurídica e de seguros, bem como acadêmicos, puderam conhecer o projeto do carro inteligente Iara, desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O carro autônomo brasileiro já fez uma viagem de 74 km em Vitória, no Espírito Santo, onde foi monitorado por dois motoristas e por outro veículo à distância.

“A consciência artificial é inevitável. Por isso, é preciso termos eventos como esse para refletirmos e escolhermos um bom futuro”, acrescentou Alberto Ferreira de Souza, professor da Ufes.

Machine Learning
Carlos Carlim, Doutor em Inteligência artificial pela COPPE/UFRJ e coordenador da Faculdade Firjan SENAI, detalhou aos presentes como funciona uma das tecnologias por trás dos carros autônomos: o machine learning. De acordo com o especialista, que desenvolve projetos para a indústria a partir dessa ciência, códigos de computador podem ensinar às máquinas a aprenderem comandos, por meio de redes neurais em um sistema baseado, exatamente, em como funcionam os neurônios humanos.

“A rede neural é um banco de dados onde inserimos conjuntos de amostras classificadas. A partir daí, faremos programação para que a ela dê as respostas que desejamos. No caso dos carros autônomos, por exemplo, para que identifiquem carros e pedestres à frente e freiem de modo adequado, automaticamente”, explicou Carlim.

Para ele, por outro lado, ainda não estamos preparados para colocar os carros autônomos em livre circulação. Isso porque é preciso resolver alguns dilemas, como a ética: “Como ensinar ética a uma máquina? Como decidir que, em caso de acidente iminente, devemos dar preferência a salvar quem está dentro do carro ou quem será atropelado? Essas questões ainda precisam ser amplamente debatidas”.

Carol Jaguaribe, especialista de Projetos Especiais da Casa Firjan, destacou o papel da unidade, de aproximar as questões da nova economia da sociedade e dos empresários. 

“A gente tem uma inteligência artificial que aprende com os próprios erros e que vai trazer um impacto na forma de se locomover. Essa é uma temática que ainda é pouco discutida no Brasil e precisamos de um debate para entender a infraestrutura implementada que já existe e quais as mudanças necessárias para esse tipo de veículo. É importante ressaltar que o Brasil é um dos países com maior consumo de automóveis do mundo e, obviamente, é preciso compreender como essa transição será feita”, ressaltou Carol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...