Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO DESENVOLVIDO NO CEFET VARGINHA AUXILIA ESTUDANTES NO CUMPRIMENTO DE TAREFAS DIÁRIAS

Pesquisas comprovam o desinteresse crescente dos jovens pela escola, inclusive, entre outros fatores, pela dificuldade em entender a aplicabilidade do que é ensinado e pela busca frequente da informação online. 

Pensando em estratégias para dinamizar o ambiente de ensino, estudantes do 3º ano de Informática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus de Varginha, no Sul de Minas, criaram o aplicativo OrganiPlay: um organizador de tarefas que utiliza o conceito de gamificação como forma de estimular os estudantes a cumprirem seus afazeres.

O aplicativo faz uso de mecânicas e dinâmicas de jogos (gamificação) para auxiliar na realização de tarefas e na adoção ou cessão de hábitos, bem como para motivar as atividades em grupo, incentivar o cumprimento de obrigações escolares diárias e tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. OrganiPlay foi desenvolvido pelos estudantes Matheus Maiolini, Pedro Montuani, Thaís Fagundes e Thiago Machado com a orientação do professor Wendell Diniz e a co-orientação do professor Douglas Tavares.


O trabalho foi premiado com o 1º lugar geral na Mostra Específica de Trabalho e Aplicações (META) do campus Varginha. Nele, foram usados elementos que remetem a jogos digitais, em especial aos do gênero Role Playing Games (RPG), em que o jogador controla o personagem cujas habilidades evoluem por meio de progressão, recompensas e personalização. Matheus explica que o projeto foi proposto durante a disciplina de Engenharia de Software. 

“O aplicativo tem um sistema de recompensas que pode expandir do mundo virtual. Um professor, por exemplo, pode colocar uma caixa de bombons para o primeiro aluno que resolver uma lista corretamente ou outro tipo de bonificação. E ainda, quando o aluno conclui qualquer tarefa, ele recebe experiência e moedas que ajudam-no a subir de nível e comprar os cosméticos oferecidos na loja para personalizar a interface do aplicativo e a aparência do seu avatar”, explica.

Para tornar o OrganiPlay ainda mais atrativo, Thaís conta que foi aplicado um questionário a grupos de alunos do CEFET-MG pelo WhatsApp e pelo Facebook, para identificar os elementos visuais considerados mais agradáveis pelo público.

Melhorias
Durante o trajeto de pesquisa, pelo uso de tecnologias muito recentes e pelos imprevistos normalmente associados ao desenvolvimento de um software, o grupo passou por vários percalços e desafios, que não impediram que o trabalho fosse concluído conforme previsto. 

Ao longo de 2019, o grupo irá liderar uma nova equipe de estudantes para testar as funcionalidades, bem como trabalhar na correção de erros, adição de novos recursos e outras melhorias. 

“Com isso, planejamos aplicá-lo em salas de aula para avaliar os impactos que a organização pessoal, aliada ao conceito de gamificação, pode trazer no aprendizado de estudantes. Esse projeto terá longa data de execução e esperamos obter resultados positivos no decorrer de seu desenvolvimento”, planeja Pedro.

com assessoria do CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...