Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO DESENVOLVIDO NO CEFET VARGINHA AUXILIA ESTUDANTES NO CUMPRIMENTO DE TAREFAS DIÁRIAS

Pesquisas comprovam o desinteresse crescente dos jovens pela escola, inclusive, entre outros fatores, pela dificuldade em entender a aplicabilidade do que é ensinado e pela busca frequente da informação online. 

Pensando em estratégias para dinamizar o ambiente de ensino, estudantes do 3º ano de Informática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus de Varginha, no Sul de Minas, criaram o aplicativo OrganiPlay: um organizador de tarefas que utiliza o conceito de gamificação como forma de estimular os estudantes a cumprirem seus afazeres.

O aplicativo faz uso de mecânicas e dinâmicas de jogos (gamificação) para auxiliar na realização de tarefas e na adoção ou cessão de hábitos, bem como para motivar as atividades em grupo, incentivar o cumprimento de obrigações escolares diárias e tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. OrganiPlay foi desenvolvido pelos estudantes Matheus Maiolini, Pedro Montuani, Thaís Fagundes e Thiago Machado com a orientação do professor Wendell Diniz e a co-orientação do professor Douglas Tavares.


O trabalho foi premiado com o 1º lugar geral na Mostra Específica de Trabalho e Aplicações (META) do campus Varginha. Nele, foram usados elementos que remetem a jogos digitais, em especial aos do gênero Role Playing Games (RPG), em que o jogador controla o personagem cujas habilidades evoluem por meio de progressão, recompensas e personalização. Matheus explica que o projeto foi proposto durante a disciplina de Engenharia de Software. 

“O aplicativo tem um sistema de recompensas que pode expandir do mundo virtual. Um professor, por exemplo, pode colocar uma caixa de bombons para o primeiro aluno que resolver uma lista corretamente ou outro tipo de bonificação. E ainda, quando o aluno conclui qualquer tarefa, ele recebe experiência e moedas que ajudam-no a subir de nível e comprar os cosméticos oferecidos na loja para personalizar a interface do aplicativo e a aparência do seu avatar”, explica.

Para tornar o OrganiPlay ainda mais atrativo, Thaís conta que foi aplicado um questionário a grupos de alunos do CEFET-MG pelo WhatsApp e pelo Facebook, para identificar os elementos visuais considerados mais agradáveis pelo público.

Melhorias
Durante o trajeto de pesquisa, pelo uso de tecnologias muito recentes e pelos imprevistos normalmente associados ao desenvolvimento de um software, o grupo passou por vários percalços e desafios, que não impediram que o trabalho fosse concluído conforme previsto. 

Ao longo de 2019, o grupo irá liderar uma nova equipe de estudantes para testar as funcionalidades, bem como trabalhar na correção de erros, adição de novos recursos e outras melhorias. 

“Com isso, planejamos aplicá-lo em salas de aula para avaliar os impactos que a organização pessoal, aliada ao conceito de gamificação, pode trazer no aprendizado de estudantes. Esse projeto terá longa data de execução e esperamos obter resultados positivos no decorrer de seu desenvolvimento”, planeja Pedro.

com assessoria do CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...