Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DE LAVRAS PARTICIPAM DE PREMIAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


No último dia 14, foi realizada no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) cerimônia de premiação do “I Festival de Poesias de Lavras” e da “21ª Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2018 (OBA)”. 

O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em conjunto com o Departamento de Física (DFI) e o Departamento de Educação (DED).

No Festival de Poesia de Lavras foram premiadas oito escolas municipais, duas estaduais e uma privada. O  festival foi dividido em três categorias: a primeira para estudantes dos 5º ano do ensino fundamental I, a segunda categoria  para estudantes do 6º, 7º,8º e 9º anos do ensino fundamental II  e a terceira categoria para os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Foram selecionados 12 trabalhos de cada categoria e não houve um primeiro lugar.

Estudantes de escolas de Lavras e região participaram da premiação

Para o professor Celso Valin, do Departamento de Educação, o que vale não é a competição e sim a participação dos estudantes, que ganharam certificado e medalha. 

“Este festival abre um espaço público de fala para os jovens e adolescentes, o que é uma coisa bastante incomum. O festival foi criado para que eles possam falar de um lugar em que os adultos escutem, e falar de uma maneira mais formal. Eu fico muito feliz de criar um espaço de uso social da escrita deles, gerando uma oportunidade, com a ajuda das escolas, professores e professoras e a valorizando uma escrita criativa funcional”.

O estudante do 3º ano do ensino médio Daniel Cabral, do Instituto Presbiteriano Gammon, ficou muito feliz em saber que seu trabalho foi um dos selecionados: “eu gostei muito das premiações e este festival incentiva todos os alunos, não só para quem recebe, mas também para quem assiste. As pessoas podem perceber que qualquer forma de conhecimento é válida, e quando é reconhecida torna-se mais validada ainda, o que me deixou muito contente, pois, valorizo o conhecimento, que é a chave para tudo.”

O professor da Escola Municipal Oscar Botelho Breno Alvarenga Almeida disse que “a importância do festival é que ele desencadeou falas sobre sentimentos, realidades que nos permitem até conhecer melhor os estudantes que estão conosco na sala de aula. Assim como a  expressividade, a liberdade de escrita e o uso social da escrita contribuíram  muito para ampliação do vocabulário dos estudantes, sem contar  que os colegas conheceram-se melhor uns aos outros”.

Comissão Avaliadora do Festival de Poesias de Lavras

Para saber sobre o Festival de Poesias, acesse a página do evento no Facebook.

Já da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica este ano participaram mais de 774.000 mil estudantes em todo o Brasil. Na UFLA, a olimpíada foi nos níveis I,II,III E IV, nas cidades de Lavras e Nepomuceno. Foram premiados Daniel Burgoa Nogales ( Colégio Unilavras), David Marques Alves de Jesus ( ECEI), Guilherme Sanchez R. dos Santos (ECEI), João Eduardo Rodrigues da Silva ( CTPM), Marcos Vinicius Vilas Boas (EMSB), Natan Amaral Uchôa (Gammon) e Sofia Amaral Uchôa (CEFET).

A professora do DFI Karen Luz Burgoa Rosso foi a responsável por conduzir a olimpíada. Todos os alunos que participaram da olimpíada ganharam certificado e medalha.

O estudante David Marques Alves de Jesus, de 11 anos, da Escola Cooperativa de Ensino e integração (Ecei), foi um dos ganhadores da OBA nível III e  ganhou uma medalha de ouro.  Ele demonstrou satisfação com a premiação: “eu estou muito feliz por ter ganhado; foi a primeira vez que eu participei da OBA. Adoro observar as estrelas estudar os astros,  astronomia, história e matemática”.

A professora Karen Rosso fez um convite às escolas que estavam presentes para que seus estudantes participem da olimpíada no próximo ano.

Região
Além de Lavras, os Festivais de Poesia  abrangeram  os municípios de Ibituruna, Nepomuceno, Bom Sucesso e Três Pontas, com a participação de  55 escolas ao todo.

com Melissa Vilas Boas - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.