sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

ESTUDANTES DE LAVRAS PARTICIPAM DE PREMIAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


No último dia 14, foi realizada no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) cerimônia de premiação do “I Festival de Poesias de Lavras” e da “21ª Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2018 (OBA)”. 

O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em conjunto com o Departamento de Física (DFI) e o Departamento de Educação (DED).

No Festival de Poesia de Lavras foram premiadas oito escolas municipais, duas estaduais e uma privada. O  festival foi dividido em três categorias: a primeira para estudantes dos 5º ano do ensino fundamental I, a segunda categoria  para estudantes do 6º, 7º,8º e 9º anos do ensino fundamental II  e a terceira categoria para os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Foram selecionados 12 trabalhos de cada categoria e não houve um primeiro lugar.

Estudantes de escolas de Lavras e região participaram da premiação

Para o professor Celso Valin, do Departamento de Educação, o que vale não é a competição e sim a participação dos estudantes, que ganharam certificado e medalha. 

“Este festival abre um espaço público de fala para os jovens e adolescentes, o que é uma coisa bastante incomum. O festival foi criado para que eles possam falar de um lugar em que os adultos escutem, e falar de uma maneira mais formal. Eu fico muito feliz de criar um espaço de uso social da escrita deles, gerando uma oportunidade, com a ajuda das escolas, professores e professoras e a valorizando uma escrita criativa funcional”.

O estudante do 3º ano do ensino médio Daniel Cabral, do Instituto Presbiteriano Gammon, ficou muito feliz em saber que seu trabalho foi um dos selecionados: “eu gostei muito das premiações e este festival incentiva todos os alunos, não só para quem recebe, mas também para quem assiste. As pessoas podem perceber que qualquer forma de conhecimento é válida, e quando é reconhecida torna-se mais validada ainda, o que me deixou muito contente, pois, valorizo o conhecimento, que é a chave para tudo.”

O professor da Escola Municipal Oscar Botelho Breno Alvarenga Almeida disse que “a importância do festival é que ele desencadeou falas sobre sentimentos, realidades que nos permitem até conhecer melhor os estudantes que estão conosco na sala de aula. Assim como a  expressividade, a liberdade de escrita e o uso social da escrita contribuíram  muito para ampliação do vocabulário dos estudantes, sem contar  que os colegas conheceram-se melhor uns aos outros”.

Comissão Avaliadora do Festival de Poesias de Lavras

Para saber sobre o Festival de Poesias, acesse a página do evento no Facebook.

Já da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica este ano participaram mais de 774.000 mil estudantes em todo o Brasil. Na UFLA, a olimpíada foi nos níveis I,II,III E IV, nas cidades de Lavras e Nepomuceno. Foram premiados Daniel Burgoa Nogales ( Colégio Unilavras), David Marques Alves de Jesus ( ECEI), Guilherme Sanchez R. dos Santos (ECEI), João Eduardo Rodrigues da Silva ( CTPM), Marcos Vinicius Vilas Boas (EMSB), Natan Amaral Uchôa (Gammon) e Sofia Amaral Uchôa (CEFET).

A professora do DFI Karen Luz Burgoa Rosso foi a responsável por conduzir a olimpíada. Todos os alunos que participaram da olimpíada ganharam certificado e medalha.

O estudante David Marques Alves de Jesus, de 11 anos, da Escola Cooperativa de Ensino e integração (Ecei), foi um dos ganhadores da OBA nível III e  ganhou uma medalha de ouro.  Ele demonstrou satisfação com a premiação: “eu estou muito feliz por ter ganhado; foi a primeira vez que eu participei da OBA. Adoro observar as estrelas estudar os astros,  astronomia, história e matemática”.

A professora Karen Rosso fez um convite às escolas que estavam presentes para que seus estudantes participem da olimpíada no próximo ano.

Região
Além de Lavras, os Festivais de Poesia  abrangeram  os municípios de Ibituruna, Nepomuceno, Bom Sucesso e Três Pontas, com a participação de  55 escolas ao todo.

com Melissa Vilas Boas - da assessoria

Nenhum comentário: