Pular para o conteúdo principal

UFLA DESENVOLVE PESQUISAS COM A KOMBUCHA


Queridinha das celebridades e em alta quando o assunto é vida saudável, a Kombucha tem conquistado muitos adeptos no Brasil. A bebida probiótica milenar teve origem provável na China, e sua fama como “elixir da longa vida ou da saúde” ganhou o mundo.

Buscando a comprovação científica dos benefícios da Kombucha para a saúde, o Núcleo de Estudos em Fermentações (Nefer), do setor de Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tem realizado pesquisas com a Kombucha: “apesar de ser uma bebida muito utilizada na China e em outros países, ainda não há muitos dados científicos sobre ela, ” comenta a professora Rosane Freitas Schwan, coordenadora do núcleo e orientadora dos estudos que começaram há três anos.

A Kombucha é uma fermentação realizada a partir de chás, preferencialmente o chá verde ou preto, da planta Camellia sinensis, que são adicionados a uma simbiose de leveduras e bactérias que formam uma camada de matriz polissacarídica, chamada de SCOBY, sigla em inglês para Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast. Esses microrganismos proporcionam um sabor diferente ao chá fermentado, tornando-o ácido e um pouco gaseificado.

Como tradicionalmente a bebida é feita com infusões do chá verde ou preto, a pesquisa da UFLA tem como intuito avaliar a microbiota presente quando se utiliza outros chás para a fermentação: “testamos o chá branco, o crisântemo, a hortelã, o alecrim, o manjericão, o hibisco e outros tipos de vegetais que podem ser fermentados por essa simbiose. ”

A especialista destaca que as propriedades terapêuticas da Kombucha dependem dos chás que são fermentados. “É uma bebida que tem sido muito utilizada como energético, mas ainda precisa de estudos para comprovar esses efeitos. ”


Outra pesquisa que tem sido realizada com a Kombucha é a do doutorando Paulo Sérgio Pedroso Costa Júnior [foto]. “A minha tese tem como objetivo testar diferentes tipos de fermentações e formulações distintas de chás para verificar a qualidade nutricional da Kombucha, a padronização do tempo de fermentação e o do tamanho do scoby”, comenta Paulo.


Para a professora Rosane Schwan [foto], trabalhar com fermentações espontâneas é sempre um desafio: “nosso núcleo sempre busca inovação nessas fermentações; por isso, nossas pesquisas continuam".

com Karina Mascarenhas - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho