sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

PROJETO PLANTADORES DE RIOS JÁ IDENTIFICOU MAIS DE 200 NASCENTES NA ZONA RURAL DE LAVRAS

Cerca de 45 mil mudas de 25 espécies nativas diferentes estão sendo produzidas no viveiro florestal da UFLA. Elas devem ser plantadas já no início de 2019 na cidade

O Projeto Plantadores de Rios foi lançado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) em junho de 2017, por meio da apresentação do aplicativo para smartphones desenvolvido para permite que toda a sociedade civil e empresas privadas possam adotar uma ou mais nascentes de água, e contribuírem para a sua recuperação ambiental.

O projeto para Lavras, no Sul de Minas, surgiu em 2018 da parceria entre Universidade Federal de Lavras, o município de Lavras e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), os quais resolveram unir forças para a adoção e recuperação ambiental de todas as nascentes do município que por estimativas somam mais de dois mil.

Em meados de 2018 foram iniciados os diagnósticos de cada uma das nascentes existentes no município, sendo para isso utilizadas imagens de satélites, mapas hidrográficos e de relevo, informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), diagnósticos de campo para caracterização da vegetação e proposição de ações que mitiguem os impactos ambientais quando existentes.

Até o momento, em Lavras, já foram diagnosticadas mais de 200 nascentes distribuídas em 38 propriedades rurais, que apresentam graus distintos de preservação e degradação ambiental. Para cada uma das nascentes foi elaborado também um mapa contendo a área com vegetação, área a ser recuperada e o perímetro de cerca a ser construído.

As ações para recuperação ambiental das nascentes envolvem o cercamento da área nos limites determinados pela legislação vigente, o plantio de mudas de espécies nativas, a construção de barraginhas na área de entorno quando necessário e os tratos silviculturais pré e pós-plantio.

Cerca de 45 mil mudas de 25 espécies nativas diferentes estão sendo produzidas no viveiro florestal da UFLA. Elas devem ser plantadas já no início de 2019 nas áreas diagnosticadas no âmbito do projeto em Lavras.

Algumas áreas estão sendo monitoradas através de imagens tomadas por drones, visando demonstrar o tempo de recobrimento das áreas recuperadas pelos plantios florestais.

Como forma de fortalecer e prover recursos financeiros e insumos necessários à execução das ações previstas no projeto, estão sendo estabelecidas parcerias com empresas implantadas no município de Lavras e também municípios vizinhos, as quais tenham interesse não só em direcionar a aplicação de possíveis compensações ambientais, como também adotar uma ou mais nascentes contribuindo para a melhoria da qualidade das águas da região.

Qualquer cidadão pode ser um colaborador do meio ambiente baixando o aplicativo Plantadores de Rios, disponível na App Store e Play Store. 

com assessoria

Nenhum comentário: