Pular para o conteúdo principal

COMBATES ENTRE OS ROBÔS AGITAM O SUL DE MINAS GERAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Público poderá acompanhar as disputas da competição que acontece em março no Inatel

A Inatel Robotics National Cup (IRONCup), realizada desde 2017 na instituição, já se tornou uma das maiores competições de robótica do país e, este ano, alcançou o número recorde de competidores. Entre 8 e 10 de março, 400 estudantes universitários de todas as regiões do país e de alguns países da América do Sul, estarão no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, para colocarem seus robôs em combate.  

“O Inatel entrou definitivamente no calendário anual de competições nacionais como a terceira maior competição do país. O grande benefício desse tipo de evento para os estudantes é a interação com outras equipes e professores. Além de divulgar o nome do Inatel, a IRONCup também é um atrativo de lazer para todo o sul de Minas”, avalia o professor Alexandre Baratella, coordenador do evento.

Em sua terceira edição, o evento promete disputas acirradas entre os robôs construídos pelos estudantes em 8 categorias, dentre elas o tradicional Futebol de robôs e a acalorada Guerra de Robôs. A novidade para este ano, é a criação de uma nova categoria chamada “desafio inteligente”, em que os robôs devem cumprir uma determinada tarefa e vence aquele que realizá-la em menos tempo.

E os estudantes já estão se preparando para as disputas desde o ano passado. Os integrantes da equipe de Robótica do Inatel, a Robotbulls, irão participar em todas as categorias. 

“A equipe está a todo vapor nessa reta final. Agora é a hora de terminar a montagem, fazer os testes, ajustar os códigos e torcer pra que tudo de certo! Estamos trabalhando para competir em duas categorias novas, que são o Sumô 3kg e Trekking, então estamos muito empolgados”, conta a aluna Nicole Escobar, integrante da equipe.

Para o professor Wanderson Saldanha, coordenador da Robotbulls e também da IRONCup, é uma oportunidade extraordinária para os alunos colocarem em prática toda a pesquisa que eles fizeram no último ano em robôs de combate, que embarcam muita tecnologia como inteligência artificial, controle e mecânica. 

“Vai ser a maior participação da equipe em competições e a expectativa é muito positiva. Toda essa tecnologia aplicada nesses desafios robóticos é transferida para a indústria e para aplicações práticas no nosso dia a dia, então é um grande diferencial para nossos alunos”, completa o professor.

A IRONCup é aberta ao público em geral e acontece no campus do Instituto em Santa Rita do Sapucaí. Em paralelo ao evento, acontecerá um Festival de Food Truck. A competição conta com o apoio da RoboCore, curadora das mais importantes competições da área. Confira a programação em https://www.robocore.net/eventos/ironcup-2019.

IWCA
A IRONCup 2019 integra a programação da 7ª edição da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, semana dos cursos de Automação do Instituto. 

De 11 a 13 de março, serão realizadas palestras, minicursos e demonstrações sobre as mais recentes tecnologias na área abertas aos alunos e público em geral. Confira a programação em www.inatel.br/iwca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...