quinta-feira, 7 de março de 2019

COMBATES ENTRE OS ROBÔS AGITAM O SUL DE MINAS GERAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Público poderá acompanhar as disputas da competição que acontece em março no Inatel

A Inatel Robotics National Cup (IRONCup), realizada desde 2017 na instituição, já se tornou uma das maiores competições de robótica do país e, este ano, alcançou o número recorde de competidores. Entre 8 e 10 de março, 400 estudantes universitários de todas as regiões do país e de alguns países da América do Sul, estarão no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, para colocarem seus robôs em combate.  

“O Inatel entrou definitivamente no calendário anual de competições nacionais como a terceira maior competição do país. O grande benefício desse tipo de evento para os estudantes é a interação com outras equipes e professores. Além de divulgar o nome do Inatel, a IRONCup também é um atrativo de lazer para todo o sul de Minas”, avalia o professor Alexandre Baratella, coordenador do evento.

Em sua terceira edição, o evento promete disputas acirradas entre os robôs construídos pelos estudantes em 8 categorias, dentre elas o tradicional Futebol de robôs e a acalorada Guerra de Robôs. A novidade para este ano, é a criação de uma nova categoria chamada “desafio inteligente”, em que os robôs devem cumprir uma determinada tarefa e vence aquele que realizá-la em menos tempo.

E os estudantes já estão se preparando para as disputas desde o ano passado. Os integrantes da equipe de Robótica do Inatel, a Robotbulls, irão participar em todas as categorias. 

“A equipe está a todo vapor nessa reta final. Agora é a hora de terminar a montagem, fazer os testes, ajustar os códigos e torcer pra que tudo de certo! Estamos trabalhando para competir em duas categorias novas, que são o Sumô 3kg e Trekking, então estamos muito empolgados”, conta a aluna Nicole Escobar, integrante da equipe.

Para o professor Wanderson Saldanha, coordenador da Robotbulls e também da IRONCup, é uma oportunidade extraordinária para os alunos colocarem em prática toda a pesquisa que eles fizeram no último ano em robôs de combate, que embarcam muita tecnologia como inteligência artificial, controle e mecânica. 

“Vai ser a maior participação da equipe em competições e a expectativa é muito positiva. Toda essa tecnologia aplicada nesses desafios robóticos é transferida para a indústria e para aplicações práticas no nosso dia a dia, então é um grande diferencial para nossos alunos”, completa o professor.

A IRONCup é aberta ao público em geral e acontece no campus do Instituto em Santa Rita do Sapucaí. Em paralelo ao evento, acontecerá um Festival de Food Truck. A competição conta com o apoio da RoboCore, curadora das mais importantes competições da área. Confira a programação em https://www.robocore.net/eventos/ironcup-2019.

IWCA
A IRONCup 2019 integra a programação da 7ª edição da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, semana dos cursos de Automação do Instituto. 

De 11 a 13 de março, serão realizadas palestras, minicursos e demonstrações sobre as mais recentes tecnologias na área abertas aos alunos e público em geral. Confira a programação em www.inatel.br/iwca.

Nenhum comentário: