Pular para o conteúdo principal

COMBATES ENTRE OS ROBÔS AGITAM O SUL DE MINAS GERAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Público poderá acompanhar as disputas da competição que acontece em março no Inatel

A Inatel Robotics National Cup (IRONCup), realizada desde 2017 na instituição, já se tornou uma das maiores competições de robótica do país e, este ano, alcançou o número recorde de competidores. Entre 8 e 10 de março, 400 estudantes universitários de todas as regiões do país e de alguns países da América do Sul, estarão no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, para colocarem seus robôs em combate.  

“O Inatel entrou definitivamente no calendário anual de competições nacionais como a terceira maior competição do país. O grande benefício desse tipo de evento para os estudantes é a interação com outras equipes e professores. Além de divulgar o nome do Inatel, a IRONCup também é um atrativo de lazer para todo o sul de Minas”, avalia o professor Alexandre Baratella, coordenador do evento.

Em sua terceira edição, o evento promete disputas acirradas entre os robôs construídos pelos estudantes em 8 categorias, dentre elas o tradicional Futebol de robôs e a acalorada Guerra de Robôs. A novidade para este ano, é a criação de uma nova categoria chamada “desafio inteligente”, em que os robôs devem cumprir uma determinada tarefa e vence aquele que realizá-la em menos tempo.

E os estudantes já estão se preparando para as disputas desde o ano passado. Os integrantes da equipe de Robótica do Inatel, a Robotbulls, irão participar em todas as categorias. 

“A equipe está a todo vapor nessa reta final. Agora é a hora de terminar a montagem, fazer os testes, ajustar os códigos e torcer pra que tudo de certo! Estamos trabalhando para competir em duas categorias novas, que são o Sumô 3kg e Trekking, então estamos muito empolgados”, conta a aluna Nicole Escobar, integrante da equipe.

Para o professor Wanderson Saldanha, coordenador da Robotbulls e também da IRONCup, é uma oportunidade extraordinária para os alunos colocarem em prática toda a pesquisa que eles fizeram no último ano em robôs de combate, que embarcam muita tecnologia como inteligência artificial, controle e mecânica. 

“Vai ser a maior participação da equipe em competições e a expectativa é muito positiva. Toda essa tecnologia aplicada nesses desafios robóticos é transferida para a indústria e para aplicações práticas no nosso dia a dia, então é um grande diferencial para nossos alunos”, completa o professor.

A IRONCup é aberta ao público em geral e acontece no campus do Instituto em Santa Rita do Sapucaí. Em paralelo ao evento, acontecerá um Festival de Food Truck. A competição conta com o apoio da RoboCore, curadora das mais importantes competições da área. Confira a programação em https://www.robocore.net/eventos/ironcup-2019.

IWCA
A IRONCup 2019 integra a programação da 7ª edição da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, semana dos cursos de Automação do Instituto. 

De 11 a 13 de março, serão realizadas palestras, minicursos e demonstrações sobre as mais recentes tecnologias na área abertas aos alunos e público em geral. Confira a programação em www.inatel.br/iwca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.